Worktiba

Worktiba Barigui completa um ano de trabalho colaborativo

21/03/2018 16:59:00

O Worktiba Barigui completa um ano de funcionamento nesta quinta-feira (22/03). O primeiro coworking público municipal do Brasil foi inaugurado, seguindo uma ideia do prefeito Rafael Greca de fomentar os empreendedores da cidade, em um ambiente de criação e trabalho conjunto.

Seguindo essa premissa, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) requalificou um espaço, até então subutilizado, anexo ao Salão de Atos do Parque Barigui. O coworking foi composto por móveis reaproveitados e reformados, além de computadores, biblioteca, espaço de reunião, miniauditório e completa infraestrutura, com redes de fibra ótica de internet livre, elétrica estruturada e equipamentos de apoio.

“O Worktiba completa um ano com importante fomento aos empreendedores da cidade, apoio e conexão a projetos sociais aplicáveis a cidade. Todos os projetos aqui desenvolvidos evoluíram, alguns até triplicaram de tamanho e foram para um espaço maior”, comentou Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Imap.

Mensalmente são promovidos encontros, palestras, oficinas e debates de livre acesso aos coworkers e a toda comunidade, como a série de palestras SÓMEI, voltada a empreendedores da categoria empresarial Microempreendedor Individual (MEI).

Outro exemplo é o FaçaVocêMesmo, com foco na cultura “maker”, que incentiva a produção própria e local de bens e serviços. Ao todo, foram realizadas 14 palestras, que reuniram mais de 800 pessoas, sempre com inscrições públicas e sem cobrança de ingresso.

Integração

Um dos coworkers que se desenvolveu no espaço foi o empreendedor Juliano Santos, da Prevention Vision Test. A empresa triplicou de tamanho quando esteve no Worktiba Barigui, sendo selecionada e transferida para um espaço maior na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Santos desenvolveu um equipamento e sistema de pré-teste visual, que possibilita fazer um pré-diagnóstico de várias doenças da visão. "O Worktiba me propiciou fazer essa rede de contatos com os demais coworkers, órgãos e instituições parceiras para o desenvolvimento do projeto", disse.

A visão de integração é também a do coworker Gustavo Leonato da LavandApp. Leonato desenvolveu um sistema que conecta pessoas que precisam lavar e passar roupas, com pessoas particulares que prestam esse serviço. A plataforma também recolhe doações de roupas, uma demanda identificada no desenvolvimento da plataforma.

“Com o trabalho desenvolvido no Worktiba ampliamos a atuação da plataforma e conectamos também pessoas que querem doar roupas com quem precisa, no caso as roupas recebidas são lavadas e entregues para a FAS”, comentou Leonato.

Empreendedores

Ao todo estão sendo fomentados 11 empreendedores no Worktiba Barigui, que desenvolvem 26 projetos de relevância social ou ambiental para cidade. Todos os trabalhos apresentaram evolução no seu desenvolvimento, sendo alguns já em processo de implementação ou testes na comunidade.

Os coworkers que já ocupam o espaço tem até o início de abril para permanecerem. Todos podem se inscrever para continuar lá, seguindo as regras do novo edital, que deve ser lançado nos próximos dias.

Mais três espaços Worktiba estão sendo projetados para serem inaugurados neste ano, seguindo a mesma dinâmica do Barigui, requalificando espaço, móveis e equipamentos para servir a população de Curitiba.

Worktiba Day

Com o objetivo de apresentar os projetos desenvolvidos no espaço, integrar e promover os empreendedores e inovadores da cidade, o Worktiba Day abre as portas do coworking público do Parque Barigui nesta sexta, sábado e domingo (23, 24 e 25/03), das 11h às 18h. O evento é aberto a toda comunidade.

“Teremos palestras, cursos e oficinas no espaço, além da interação dos coworkers com a comunidade para conhecer o espaço e nossos projetos aqui desenvolvidos“, comenta Gustavo Simões, organizador das palestras e coworker do espaço.

Iniciativas como essa fazem parte da contrapartida social que os coworkers têm pela utilização do espaço. Uma das palestras previstas para sexta (23/03) e sábado (24/03), às 14h, é a do empreendedor Antal Varga, da Zero Perda treinamentos Gerenciais, empresa fomentada no espaço do Parque Barigui.

Varga irá apresentar a palestra: "Então você quer empreender...", que faz uma abordagem técnica e social do processo de desenvolvimento de um empreendimento e desenvolvimento de um projeto.