Vale do Pinhão

Workshop aborda segurança de jovens na internet

05/02/2019 16:38:00

Comemorado na segunda terça-feira de fevereiro, o Dia Internacional da Internet Segura recebeu uma programação especial na tarde desta terça-feira (5/2), no Engenho da Inovação, no bairro Rebouças.

Com o apoio da Agência Curitiba, por meio do programa Vale do Pinhão, o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana realizou no local um workshop sobre segurança de crianças e adolescentes na era digital – o evento foi aberto ao público.

O palestrante foi o delegado da Polícia Federal, Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia. Para ele, é fundamental que pais e educadores ensinem os jovens sobre a melhor forma de usar a tecnologia.

“A internet é neutra e não devemos demonizá-la, mas as crianças lá podem ter contato com 4 bilhões de pessoas e devem saber o que podem ou não postar, como e com quem podem ou não interagir”, disse Garcia, também membro do Instituto e professor universitário.

Citando dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), entidade que monitora adoção e uso das tecnologias de informação, ele informou que 86% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos têm perfis nas redes sociais e 34% deles interagem com mais de 500 contatos virtuais.

“Por tudo isso, o Instituto promove uma série de eventos como este e está à disposição dos pais, professores e demais adultos que tenham dúvidas no momento de orientar esses jovens”, explicou o delegado.

Mais eventos

A presidente do Instituto, Cineiva Campoli Tono, destacou a parceria com a Agência Curitiba e todas as palestras envolvendo tecnologia e segurança que ainda devem ser realizadas no Engenho da Inovação.

“Nosso objetivo é garantir segurança e integridade física das pessoas que fazem uso das tecnologias”, disse. Os temas envolvem as mulheres nas redes sociais e até mesmo prejuízos à saúde com o uso excessivo de aparelhos tecnológicos.

Para a presidente Agência Curitiba, Cris Alessi, o tema tem total identificação com o Vale do Pinhão e a missão de tornar Curitiba uma cidade cada vez mais inteligente, tecnológica e voltada para as pessoas. “É muito bom ceder espaço para este tipo de debate", afirmou. “Precisamos, sim, nos conectar cada vez mais, mas isso deve acontecer sempre de forma sustentável, segura e responsável.”