Fala Curitiba

Vista Alegre, São João e Cascatinha elegem prioridades para o Orçamento

11/05/2018 11:08:00

O salão da Igreja Bom Pastor recebeu cerca de 130 pessoas nesta quinta-feira (10/5) que foram discutir e selecionar ações prioritárias que gostariam de ver no orçamento da cidade em 2019 na Vista Alegre, Cascatinha e São João.

O encontro na Regional Santa Felicidade faz parte da terceira fase do Fala Curitiba.

A administradora da Regional Santa Felicidade, Simone das Chagas Lima, apresentou algumas das melhorias que a Prefeitura vai executar no bairro neste ano. “Serão sete ruas que passarão por reciclagem ou fresa e recape, totalizando mais seis mil metros de ruas”, explicou. Além disso, um conjunto de seis ruas que fazem parte da linha de ônibus Júlio Graf, que atende ao Vista Alegre vai passar por reciclagem.

Canal direto
Uma das obras anunciadas foi comemorada pelo empresário Paulo César Pereira: fresagem e recape de 3.722 metros da Avenida Manoel Ribas, entre Rua Jacarezinho e a Via Vêneto. “Fiquei feliz com a notícia, pois o trecho contempla três bairros e foi uma das reivindicações feitas na última edição”, disse.

Pereirinha, como é conhecido, enalteceu a participação popular que o Fala Curitiba proporciona. “Tenho participado de todas as reuniões e é um ótimo canal de comunicação”, avaliou o empresário, que é proprietário de imóveis no Cascatinha.

Estreia
A dona de casa Zuleide Rasera, moradora do Vista Alegre, participou pela primeira vez dos encontros. Ela reuniu um grupo de vizinhos para conversar sobre a possibilidade de melhorias de asfaltamento e instalação de lombadas nas ruas próximas à sua casa. “Gostei muito de ter participado, conseguimos ver as demandas que temos em comum”, afirmou.

O encontro também atraiu a participação dos jovens. Um grupo e oito adolescentes do Colégio Estadual Professor Guido Straube, que fica no Vista Alegre, solicitou a instalação de uma faixa de pedestre próximo à escola. “É uma maneira de facilitar e garantir a segurança dos alunos ao atravessar a rua”, defendeu a estudante Fernanda Diniz da Silva Machado.

Nesta quinta-feira também foram realizadas audiências na Igreja São Sebastião no Umbará, onde participaram cerca de 200 pessoas, e Instituto Salesiano de Curitiba, no Portão, com 60 participantes.

No Cascatinha, estiveram presentes os vereadores Mauro Ignácio e professor Euler.

Fala: próximos
Na próxima segunda-feira (14/5), a regional Boa Vista vai ter mais um encontro do Fala Curitiba, na Igreja Metodista do Bacacheri (Rua Gago Coltinho, 152), às 19h.

As reuniões desta terceira fase do Fala Curitiba seguem até 26 de junho e vão passar pelos 75 bairros da cidade.

Na próxima fase, a partir de julho, as prioridades eleitas serão validadas técnica e juridicamente. Em agosto, seguem para a votação popular final e inclusão no orçamento de 2019.

Para mais informações e consulta ao calendário completo, acesse o site: fala.curitiba.pr.gov.br