Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cuidados

Vigilância de Zoonoses reforça orientações para evitar doenças com morcegos

06/12/2017 17:40:00

Com o objetivo de conscientizar trabalhadores que atuam no controle de pragas e limpeza de ar-condicionado sobre seu papel no controle da raiva em morcegos em Curitiba, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (6/12), um encontro para reforçar as práticas corretas ao se deparar com o mamífero.

“Esta é uma época do ano em que os morcegos estão em fase reprodutiva e o desalojamento incorreto pode gerar estresse no animal, o que baixa a imunidade dele. Caso o morcego esteja incubando o vírus, pode favorecer a evolução de doenças”, explica o coordenador da Unidade, Juliano Ribeiro.

Entre as principais orientações estão as que reforçam o uso de equipamentos de segurança do trabalho. O uso de luvas, por exemplo, para profissionais que fazem a limpeza de aparelhos de ar-condicionado, é obrigatório, evitando o contato direto com algum animal que se aloje no equipamento.

Já o uso de gel repelente, que prende as patas do animal, não é recomendada, justamente por também estressar o animal. O público também aprendeu sobre a natureza dos morcegos: a maioria das espécies se alimenta de insetos, encontra-se saudável e tem papel biológico importante no controle de insetos e na disseminação de sementes e não causam riscos aos seres humanos.

Com ações de prevenção e orientação, a Unidade de Vigilância de Zoonoses visa a retirada dos animais de forma consciente, respeitando a natureza e que evite a proliferação de doenças.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses também reforçou no evento o alerta em relação à importância da vacinação anual de cães e gatos, para que seja mantido um bloqueio sanitário. Animais de estimação devem ser vacinados anualmente contra a raiva, porque cães e gatos têm hábitos de caça e podem entrar em contato com estes morcegos.

O evento foi realizado no auditório do Mercado Municipal de Curitiba.

Leia Mais
Nenhuma notícia associada.

Leia mais notícias sobre  Meio Ambiente

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484