Assistência social

Vereadores conhecem estrutura para atendimento às famílias

16/02/2017 17:48:00

Vereadores de Curitiba visitaram a sede da Fundação de Ação Social (FAS) nesta quinta-feira (16). Eles assistiram a uma apresentação feita pela presidente da fundação, Larissa Tissot, sobre o trabalho desenvolvido e a estrutura existente para atendimento à população nas áreas da assistência social e do trabalho, emprego e renda.

Para Larissa, a recepção aos vereadores significa uma abertura de diálogo com o Legislativo municipal. “Estamos vivendo um momento importante de apresentação de uma nova FAS e de portas abertas para quem quiser colaborar para uma construção coletiva que visa à melhoria da nossa cidade e da qualidade de vida da população”, disse.

Os vereadores conheceram as ações que integram os programas Viva Curitiba que Não Dorme e Viva Curitiba Cidadã, que fazem parte do plano de governo do prefeito Rafael Greca. Ambos buscam promover a proteção e a inclusão social e produtiva dos indivíduos e famílias por meio da efetivação das políticas da assistência social e do trabalho, emprego e renda.

Em seguida, o grupo formado por 21 vereadores e assessores, além da equipe técnica da FAS, visitou o Disque Solidariedade, serviço disponível à população para doações de produtos que podem ser reaproveitados por pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Eles também conheceram o setor de suprimentos, que faz o armazenamento e distribuição de alimentos e produtos de higiene para as 123 unidades que compõem a FAS, e a marcenaria, que faz a recuperação de móveis doados pela população antes de serem entregues às famílias.

O vereador Cacá Pereira elogiou a iniciativa da Prefeitura de convidar os integrantes do Legislativo para conhecer o trabalho da fundação. “Nunca tínhamos sido chamados para uma reunião como essa. Encontros assim permitem que todos se unam para fazer uma Curitiba melhor. A falta de comunicação impede o fortalecimento do trabalho de todos”, disse.

Para o vereador Oscalino do Povo, o encontro permitiu que os vereadores conheçam mais profundamente o trabalho desenvolvido pela FAS. “Precisamos criar essa unidade entre o Executivo e o Legislativo. Isso traz resultados positivos e quem ganha é a população que está lá na ponta.”