Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Eficiência

Veja os locais onde a Prefeitura renovou a iluminação em 2018

27/12/2018 09:00:00

Mais de uma centena de parques, praças, academias ao ar livre, canchas, quadras, ciclovias estão recebendo luminárias novas, projetores, postes e circuitos elétricos. Tudo para oferecer espaços mais seguros para os curitibanos que praticam esportes e fazem atividades de lazer à noite e tornar os sistemas de iluminação mais econômicos e eficientes.

O serviço começou em setembro e já passou por locais como o Parque Tingui, no bairro São João, a cancha da praça central da Vila Nossa Senhora da Luz e a Praça Central Vila Verde, na CIC, o Eixo Santa Catarina (Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco), no Tarumã, as canchas do Parque Barigui, nas Mercês, as praças Alfredo Hauer e Dom Geraldo Fernandes, no Hauer.

Até agora foram concluídos 20 locais de um conjunto de 125. Em outros 21 espaços os serviços estão em andamento. "E os trabalhos seguem em 2019", avisa o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras Públicas, Tony Malheiros.

As melhorias garantem o atendimento às solicitações que chegam à Prefeitura pela Central 156 e nas audiências do Fala Curitiba. Só nos 125 locais inicialmente previstos, o investimento será de R$ 9,3 milhões.

Implantação

Além da melhoria da iluminação em espaços importantes para todos, o Departamento de Iluminação concluiu a implantação de sistemas de iluminação em 15,6 quilômetros de ruas das dez administrações regionais. Foram instalados 453 pontos de iluminação em 53 bairros.

Também no caso das implantações, as ruas atendidas foram definidas após avaliação técnica de cada local, de acordo com os pedidos feitos pela população pela Central 156, aqueles encaminhados às administrações regionais e os apresentados nas audiências do Fala Curitiba.

A expansão da rede em 2018 custou R$ 739,5 mil, recurso que vem da contribuição de iluminação pública que todos pagam para manter e melhorar o sistema da cidade.

Iluminação cênica

Desde 2017 a Secretaria de Obras Públicas desenvolve um programa de iluminação destinado à iluminação cênica de monumentos da cidade, parques, praças e outras referências da cidade.

"Além da economia, estas mudanças proporcionam condições mais adequadas para que a população ocupe os espaços públicos”, afirma o diretor Tony Malheiros.

Nova iluminação cênica foi implantada em 2018 no Jardim Botânico, no Parque Tanguá, no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, na Capela Santa Maria, no Teatro do Paiol, no Portal de Santa Felicidade, no prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, na Fonte de Jerusalém (Fonte dos Anjos), monumento da Praça Pedro Gasparello do Seminário, no Largo da China, localizado no Centro Cívico, e no Portal Polonês, próximo ao Bosque do Papa.

Estão em execução a iluminação cênica dos portais do Passeio Público, do Memorial Árabe da Praça Gibran Khalil Gibran, e do índio Tindiquera da Praça Tiradentes, em frente à Catedral.

"Os monumentos de Curitiba também são atrativos turísticos. Quando fazemos a iluminação cênica, fomentamos o turismo na nossa cidade, a economia, embelezamos a cidade", declara Malheiros.

A Secretaria de Obras Públicas também iluminou os painéis do artista Poty Lazzarotto, na Travessa Nestor de Castro, no São Francisco, onde embarcam e desembarcam passageiros de diversas linhas de ônibus, o da Praça 29 de Março, o do Asilo São Vicente de Paulo, no Juvevê, e o painel do artista Rogério Dias, na Praça Rio Iguaçu, no Centro Cívico.

Também foram iluminadas casas históricas, como a Casa Hoffman, igrejas do centro histórico, do Portão e do Boqueirão, as esculturas do Homem Nu e da Mulher Nua na Praça 19 de Dezembro, o Cine Passeio, na Rua Riachuelo, a Praça do Japão, o Memorial Árabe, o Paço da Liberdade, a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Rua Barão do Serro Azul, o Farol das Cidades e o Farol do Saber da Casa de Leitura Miguel de Cervantes, na Praça Espanha. Também foi feita a iluminação da torre de cronometragem do Parque Náutico, no Boqueirão.

Futuro

Em 2019, a Prefeitura começa uma importante etapa da modernização dos sistemas de iluminação da cidade.

Na primeira fase, serão substituídas as lâmpadas atuais de potência baixa por 16 mil luminárias de LED de alta tecnologia.

O resultado será a melhoria da iluminação da cidade e economia de energia. Até 2020, a cidade terá 60 mil novas luminária de LED.

Também em 2019, segue a implantação da iluminação cênica e de destaque nos monumentos e prédios históricos importantes da cidade, além do reforço nos espaços para a prática de esporte e áreas de lazer da cidade.

Em 2019 serão ampliados mais 10 quilômetros de extensão de rede de energia para a iluminação pública da cidade.

Calçadas e ciclovias também terão melhorias da iluminação com modernização nos locais que tenham potência mais baixa.

Até 2020 haverá nova expansão da iluminação pública em locais que ainda não têm o serviço, com mais 15 quilômetros de ruas.


TUDO ILUMINADO

41 espaços para a prática de esportes e lazer receberam ou estão recebendo nova iluminação.

Implantação da rede de iluminação pública em 15,6 km de ruas, com 453 novos pontos de iluminação em 53 bairros.

Iluminação cênica em 20 monumentos e prédios históricos importantes da cidade.

156 mil solicitações de manutenção atendidas em 2017 e 2018.


 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484