Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento 2019

Vale do Pinhão terá novas ações para incentivar ainda mais a inovação

02/10/2018 11:56:00

Representantes do ecossistema de inovação de Curitiba estiveram reunidos, na segunda-feira (1º/10), no Engenho da Inovação, no Rebouças, no segundo encontro para planejar ações em conjunto de fomento do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade. O planejamento é para o próximo ano.

Entre outubro e dezembro deste ano, serão realizados encontros colaborativos de representantes da rede formada por empreendedores, universidades, empresas, aceleradoras, entidades de apoio, investidores e terceiro setor.

Os trabalhos serão coordenados pelo consultor de inovação, Guilherme Pinheiro, especialista em “design thinking”. “Vamos trabalhar com esta abordagem inovadora que busca de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia, unir as pessoas de vários segmentos do ecossistema em equipes multidisciplinares para buscarmos formas de mobilizar mais integrantes do ecossistema ao Vale do Pinhão”, explicou ele.

LEIA MAIS:

 

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado a Prefeitura e responsável pelo fomento do Vale do Pinhão, afirmou que o município apoia a iniciativa e espera que, após os sete encontros programados até o fim do ano, o ecossistema saia ainda mais fortalecido. “Este trabalho colaborativo será muito importante para que possamos unir a cultura da inovação e o processo social, com maior acesso da população aos benefícios da inovação”, avaliou.

Integrante da Casa 102, um coletivo de marcas curitibanas de moda e design, Daiana Lopes, está muito empolgada com o trabalho que será realizado nos próximos três meses.  “Será um grande desafio, mas vamos trabalhar juntos para fortalecer o desenvolvimento de negócios inovadores na capital, principalmente, na área de economia criativa e tecnologia”, justificou ela, que também é articuladora da Grimpa, rede de profissionais de economia criativa da capital.

Economia criativa

A presidente da Agência Curitiba aproveitou o encontro para convidar os integrantes do ecossistema a participar de várias iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura. Cris citou a inauguração da primeira loja da rede #CuritibaSuaLinda, que começou a vender, no mês passado, 139 souvenirs artesanais com temas da capital.

“As lojas têm a missão de apoiar os criadores locais e é um exemplo do esforço do município, através do Vale do Pinhão, de fomentar a economia criativa da cidade”, observou.

Cris Alessi antecipou ainda que, nas próximas semanas, será lançado o edital para a ocupação do segundo Worktiba da Prefeitura, que será inaugurado até dezembro no Cine Passeio, no Centro de Curitiba. “Este espaço é outro exemplo de como a cidade incentiva a economia criativa, pois 30% deste coworking público e gratuito será, obrigatoriamente, ocupado por empreendedores da área audiovisual”, salientou.

Cris pediu ainda apoio do ecossistema para outros programas do município, como os Liceus do Ofício e ações de Natal da Fundação de Ação Social (FAS) e Clubes da Gente, espaços esportivos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.   

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484