Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Unesco

Vale do Pinhão é destaque em encontro das cidades criativas

23/03/2018 16:14:00

O Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, foi destaque, nesta sexta-feira (23/03), no I Encontro de Cidades Criativas Brasileiras (ECriativa). O evento, realizado em João Pessoa (PB), reuniu representantes das sete cidades do país que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Lacerda, foi muito aplaudido depois de mostrar como a rede de inovação da capital, idealizada pelo prefeito Rafael Greca e que completou um ano, vem atuando em conjunto para desenvolver tecnologias e soluções, que mudam o dia a dia das pessoas e da própria cidade.

“O Vale do Pinhão, que reúne empreendedores, startups, poder público, universidades, entidades, empresas e movimentos de economia criativa, está se consolidando”, disse Frederico.

“O programa baseia-se na nova Economia, que prioriza parcerias de incentivo à tecnologia, à criação de startups, à educação voltada à inovação, à revitalização de regiões da capital e ao fomento à eficiência em todas as áreas da administração pública”, completou o presidente da Agência Curitiba.

Além de detalhar as ações desenvolvidas no Engenho da Inovação, principal espaço de fomento do ecossistema, ele também apresentou iniciativas inovadoras do município, como o Worktiba Barigui, o primeiro coworking público de Curitiba; os Faróis do Saber e Inovação; o aplicativo Saúde Já, de pré-marcação de consultas para os postos de saúde; e as ações da Fundação Cultural de Curitiba e da ProDesign>pr para o fortalecimento do design curitibano. 

Anfitrião do encontro, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, afirmou que a economia criativa tem crescido no mundo todo e que, através de eventos como o ECriativa, de partilha de experiências, é possível avançar ainda mais. “Somos cidade criativa na área do artesanato e cultura popular, mas isso não nos impede de conhecer as experiências e crescer nas outras áreas também”, afirmou ele.

O encontro ocorreu no auditório da Estação das Artes e contou com a participação de representantes da Unesco no país, além do Ministério da Cultura. Além das sete cidades criativas brasileiras, Curitiba (Design), João Pessoa (Artesanato e Cultura Popular), Belém (Gastronomia), Brasília (Design), Florianópolis (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Salvador (Música) e Santos (Cinema), o evento também contou com a participação de três possíveis candidatas em 2019: Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, que se candidatarão nas áreas de gastronomia, design e artesanato, respectivamente.

A capital paranaense passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2014. Junto com Curitiba, participam deste seleto grupo, na categoria Design, cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria).

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484