Vale do Pinhão aproxima Curitiba de caso de sucesso em Barcelona

23/11/2018 17:19:00

Depois de conhecer de perto o Distrito de Inovação 22@, em recente visita a Barcelona, na Espanha, o prefeito Rafael Greca recebeu nesta sexta-feira (23/11), em Curitiba, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, o ex-CEO (diretor-executivo) do projeto, o espanhol Josep Piqué, que presidiu por anos a Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (Iasp).

"Fiquei impressionado com o 22@. A sua origem é semelhante à do Vale do Pinhão ", disse Greca, que participou do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, o maior evento de cidades inteligentes do mundo.

O projeto desenvolvido em Barcelona, capital da Catalunha, teve início no ano 2000 e transformou o degradado e perigoso bairro de Poble Nou em uma área inovadora com espaços humanizados e que atrai startups de tecnologia da informação, comunicação, energia e serviços médicos. A inovação criou riquezas, ajudou as pessoas, transformou, envolvendo diferentes lideranças.

Piqué elaborou uma tecnologia para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e veio a Curitiba, a convite do prefeito, para conhecer o Vale do Pinhão, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba para incentivar o ambiente da inovação da cidade.

"É preciso atender aos desafios do futuro. Por isso, é importante envolver o jovem. Uma das coisas que aprendemos no 22@ foi que é necessário misturar os espaços e fazer com que tenha vida todos os dias da semana e ao longo do dia todo. Deve ser um espaço para viver e para trabalhar", disse Piqué ao prefeito.

Piqué também destacou a importância de fomentar nas crianças e nos adolescentes o espírito empreendedor. Greca falou a Piqué da atual transformação dos Faróis do Saber da cidade, que foram as primeiras lan-house do Brasil, quando ele foi prefeito pela primeira vez.

"Agora estamos colocando nos Faróis os espaços maker para as nossas crianças se desenvolverem com a ideia da tecnologia. Já temos dez Faróis do Saber e Inovação, pretendemos ter 50. Nas Ruas da Cidadania, teremos fablabs", disse Greca.

Potencial de Curitiba
O consultor brasileiro Carlos Olsen, que acompanhou a visita da delegação curitibana a Barcelona e participou da agenda em Curitiba, conta que o prefeito identificou no 22@ um case muito próximo do Vale do Pinhão. "O potencial de Curitiba é enorme e foi identificado pelo prefeito e por Piqué também", disse Olsen.

Ele acrescentou que nos últimos anos, Piqué visitou mais de 50 ecossistemas voltados à inovação no mundo e tem dado consultoria a diversos deles, como na Coreia do Sul, no Marrocos, em Medellín, na Colômbia, em Dubai. "Em todas estas experiências houve a transferência de conhecimento, de acordo com a realidade local", explicou o consultor da Global Business. Atualmente, Piqué preside a La Salle Technova.

O encontro com o prefeito reuniu ainda o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, o secretário de governo e presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Luiz Fernando Jamur, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolfo Zannin. O ministro do Esporte, Leandro Cruz, que cumpriu agenda de inaugurações em Curitiba, também nesta sexta-feira (23/11), acompanhou o grupo, durante encontro, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.