Fomento à inovação

Vale do Pinhão apresenta o cenário de Curitiba nas cidades inteligentes

24/05/2017 16:58:00

O projeto do Vale do Pinhão foi o ponto central do painel O Status de Curitiba no Cenário das Smart-Cities, nesta quarta-feira (24/5), último dia do evento SmartCity Business America Congress & Expo 2017.

O painel foi mediado pelo diretor-técnico da Agência Curitiba, Tiago Francisco da Silva. "É importante sabermos o que a cidade fez e o que vai fazer no contexto das smart-cities", disse ele.

Na apresentação, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Reginaldo Reinert, detalhou a plataforma urbana na qual está inserido o Ecossistema de Inovação proposto como um novo vetor de desenvolvimento da cidade.

"O Vale do Pinhão tem localização estratégica em um perímetro propositalmente definido em meio a ativos de fomento ao desenvolvimento e à transformação da região num grande laboratório urbano", disse Reinert.

Centro da RMC

Segundo o presidente do Ippuc, o Vale do Pinhão tem grande potencial integrador de funções e serviços e geração de divisas por ser contemplado por uma grande rede de conexão de transporte e estar no ponto central da Grande Curitiba. "O Vale do Pinhão está no centro do centro. Não existe lugar mais adequado para novas experiências como essa região. Nesse perímetro será possível ter flexibilidade na legislação urbana e de ações públicas para garantir que o Vale do Pinhão seja um laboratório de fato de forma a contribuir com a cidade e até mesmo com a formação da paisagem urbana."

Reinert lembrou que para além do fomento à tecnologia, à criação de startups, entre outras ações, o Vale do Pinhão contempla uma série de projetos de desenvolvimento urbano. Entre eles está o da implantação de um centro médico de excelência junto à Linha Verde e apoiado na estrutura hospitalar e de universidades já existente na região.

Outra obra importante na área de influência do Vale do Pinhão será a da Conectora 3. Com ela integrada à Linha Verde e às estruturais norte-sul e leste-oeste serão possíveis deslocamentos a partir de uma malha de transporte que irá consolidar a RIT entre Curitiba e seus vizinhos. "A Conectora 3 também irá conectar o antigo distrito industrial de Curitiba à Cidade Industrial promovendo a integração da inovação ao parque industrial existente na cidade", explicou Reinert.

O painel contou ainda com a apresentação da empresa ExatiTecnologia, parceira da Prefeitura no Metrogeo e em sistemas inteligentes de controle da iluminação pública; do ICI, nas áreas de TIC e 156; do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP); e do Sebrae-PR.