Universitários conhecem os projetos urbanos de Curitiba

28/04/2017 13:01:00

O ciclo de palestras Curitiba, a Experiência em Gestão Urbana reuniu mais de 300 alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura, Geografia, Turismo e Administração de universidades de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e do Paraná nesta sexta-feira, no Salão de Atos do Complexo Imap Barigui.

O evento é realizado há 13 anos por meio de uma parceria entre Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). O principal objetivo do encontro é apresentar aos estudantes universitários as ações desenvolvidas na área de mobilidade urbana e meio ambiente em Curitiba, para que eles possam conhecer o histórico da cidade, o contexto atual e os projetos para o futuro.

As informações estimulam o interesse de alunos e professores das diferentes instituições em realizar debates em sala de aula ou desenvolver pesquisas e elaborar trabalhos sobre as questões abordadas. A estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Ribeirão Preto/SP, Letícia França, conta que a cidade passa por uma crise econômica e de planejamento. "Vários projetos de Curitiba podem ser implementados lá e em outras cidades, apesar das dificuldades. A integração do zoneamento urbano com os modais de transporte é muito importante para que a cidade funcione”, comenta Letícia.

Planejamento urbano

O Ippuc apresentou a história do planejamento urbano de Curitiba, passando pelas principais diretrizes do Plano Diretor, o desenvolvimento e crescimento urbano da cidade. Na sequência, a Urbs mostrou como funciona a Rede Integrada de Transportes (RIT), dados do transporte coletivo, a composição da frota e os desafios enfrentados para atender da melhor forma possível Curitiba integrada com a região metropolitana.

Por fim, a representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresentou a base física e geográfica, contextualizada com a evolução histórica e social da cidade, passando pela coleta e destinação de resíduos e as ações de gestão e controle ambiental.

O professor de Urbanismo da Universidade de Santa Catarina (UFSC) ressaltou a importância da sequência que Curitiba dá a projetos e planejamentos. “Curitiba é exemplo nacional e internacional nas soluções urbanas, com atenção especial por dar sequência no que é planejado por décadas. A cidade cresce, planejada, com autonomia para os planejadores”, comenta o professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira.

A próxima edição do ciclo de palestras Curitiba, a Experiência em Gestão Urbana deverá ocorrer no segundo semestre de 2017. As informações serão divulgadas em breve no http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos