Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Inovação

Universidades da Escócia e Holanda têm interesse no Vale do Pinhão

25/10/2017 10:20:00

Uma comitiva internacional formada por professores, estudantes e especialistas das universidades Stirling (Escócia) e Utrecht (Holanda) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo esteve em Curitiba nesta semana para conhecer detalhes do projeto Vale do Pinhão. Os mestres e acadêmicos tiveram reuniões na terça-feira (24/10), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e no Engenho da Inovação.

No Ippuc receberam informações sobre as questões urbanísticas e de regeneração urbana. Os arquitetos Célia Bim e João Guilherme Dunin apresentaram um panorama da cidade, as orientações da Lei de Zoneamento, eixos de transportes, estruturais e como é planejado o desenvolvimento da cidade a curto, médio e longo prazo.

“Os integrantes da comitiva apresentaram interesse no programa Vale do Pinhão, em especial na forma de interagir com a sociedade, debatendo e ouvindo as pessoas para decisões mais assertivas nas ações”, disse Célia.

No Engenho da Inovação, eles foram recebidos pelo diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Tiago Francisco da Silva, que apresentou o programa Vale do Pinhão e as ações de incentivo a criatividade, inovação e empreendedorismo que estão ocorrendo na região do Rebouças.

Inclusão
Sobre o que viu das ações que englobam o projeto de inovação de Curitiba, o professor Stan Geertman, do centro de inovação da Universidade de Utrecht, ressaltou a necessidade de envolver a população local e englobar também as pessoas em vulnerabilidade social no programa. “É importante envolver a população local, seja ela qual for. Dos moradores antigos aos que estão de passagem e também moradores em situação de rua”, comentou o holandês.

Outro ponto importante que chamou atenção dos representantes da academia foi o atual desenvolvimento do programa com a estrutura própria do município, sem gastos extras e financiamento externo. “Eles ficaram admirados com o nosso calendário de eventos e ações de fomento a inovação sem um financiamento extra para tal”, disse Tiago.

Integraram a comitiva o professor doutor Albert Meijer, do centro de inovação no setor público da Universidade de Utrecht e especialista em inovação e tecnologia em governos; a pesquisadora PhD da universidade de Utrech Zsuzsanna Tomor; o professor Dr. Stan Geertman, presidente do grupo de planejamento espacial na Faculdade de Geociências da Universidade de Utrecht; a doutora Ank Michels, professora assistente na escola de governança da Universidade de Utrecht; o professor de políticas públicas e gestão na Universidade de Stirling C. William R. Webster e o assistente de pesquisa da equipe da instituição Charles Leleux.

Pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo participaram a coordenadora de tecnologia no Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (CEAPG), Maria Alexandra Cunha, o aluno de doutorado em Administração Pública Erico Przeybilovicz; e a aluna de graduação em Administração Pública Renata Leal.

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484