Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Ação Social

Unidade de Valorização de Recicláveis recebe Selo Verde do Instituto Chico Mendes

03/12/2014 10:50:00

A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), responsável por grande parte do material reciclável de Curitiba, recebeu do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (INPRA) o Selo Verde de Gestão Socioambiental Responsável. O selo atesta que a unidade aplica princípios de sustentabilidade, agregando valor positivo às suas ações e serviços.

Além disso, mostra que a usina de reciclagem auxilia o mercado consumidor a distinguir boas práticas de responsabilidade socioambiental, agindo com respeito à vida das gerações futuras e preservando o meio ambiente.

Segundo o biólogo Leverci Silveira Filho, diretor do Instituto Chico Mendes, a UVR é um grande exemplo de instituição sustentável para todo o Brasil. “A unidade está entre as 50 instituições brasileiras de maior destaque socioambiental. Essa premiação é um reconhecimento do esforço de uma equipe responsável, em uma ação ambiental responsável. É um case de sucesso que precisa ser replicado por todo o país”, disse.

Para o superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann, a certificação é uma grande honra. “O Selo mostra que o trabalho que estamos desenvolvendo na Unidade vem seguindo por caminhos certos. Além disso, uma certificação vinda do Instituto Chico Mendes, instituição que tanto admiramos e que há anos atua em ações para a preservação do meio ambiente, muito nos orgulha”, disse. O Pró-Cidadania é o administrador da Unidade de Valorização de Recicláveis.

“A certificação mostra que o Instituto Chico Mendes se preocupa e quer apoiar projetos que possuem uma postura proativa com relação ao desenvolvimento sustentável e ao bem estar social e ficamos orgulhosos por estarmos no mesmo time. Outro ponto que vale destaque é que, além da questão ambiental, a UVR tem seu papel social”, explicou o supervisor administrativo do Pró-Cidadania, Araí de Lara Bello Filho. A renda obtida coma venda dos materiais recicláveis na Unidade é revertida em ação social em Curitiba.

A cerimônia oficial de premiação - Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014 - acontece nesta quarta-feira (03), na cidade de São Paulo (SP), com a entrega solene de troféus e certificados às instituições premiadas.

UVR

A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) funciona em Campo Magro (PR). Os resíduos recicláveis encaminhados à unidade são coletados pela Prefeitura de Curitiba através dos programas “Lixo que não é Lixo” e “Câmbio Verde”. Na UVR os resíduos são triados, classificados, enfardados e comercializados.

A usina emprega 200 funcionários e recebe aproximadamente 800 toneladas/mês de resíduos. A renda obtida com a comercialização, além de manter a Unidade, é revertida para os projetos sociais do Pró-Cidadania, associação civil sem fins econômicos lucrativos e que faz, anualmente, 600 mil atendimentos a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484