Cidade criativa

Unesco destaca eventos de inovação e design feitos em Curitiba

22/08/2017 15:08:00
principal
  • miniatura

Eventos de design, inovação e identidade local promovidos em Curitiba ganharam destaque em matéria divulgada pelo site oficial da Unesco nesta terça-feira (22/8). “Desde a sua designação em 2014 como Cidade de Design Criativa da Unesco, Curitiba redobrou seus esforços para colocar o design e a inovação no centro de seus eventos e atividades”, destaca chamada para a reportagem sobre a capital paranaense.

A matéria indica o evento Conecta Engenho - que faz parte das ações do Vale do Pinhão, como “um projeto liderado pela Prefeitura e pela Agência Curitiba para incentivar o ecossistema de inovação de Curitiba, Composto por universidades, empresas em fase de arranque, cooperações, instituições de pesquisa”.
Entre os outros eventos citados, o site destaca o SouCuritiba Souvenirs. “É, desde o seu início em 2013, um projeto de economia criativa que estimula o desenvolvimento e produção de lembranças inovadoras, aproveitando as oportunidades criadas por grandes eventos que impulsionam e sustentam a economia criativa local”.

A Feira da Arteria, destaca a matéria da Unesco, “é um evento de 2 dias, sem custo total, realizado em junho, que reúne designers e empresas locais no Edifício Anita, localização icônica da cidade no centro da cidade. A edição deste ano teve a participação de mais de 800 visitantes que vieram descobrir obras de 35 designers locais”.

A reportagem sugere ainda, entre os eventos inovadores, a feira Manoo de design artesanal para artistas locais independentes, que promove o intercâmbio de conhecimentos e know-how. “A feira oferece a mil produtores independentes a oportunidade de descobrir e vender suas obras e produtos em um local único, que mistura o design, a música e a gastronomia, e visa incentivar a produção local e as vendas diretas”, diz o texto.

A matéria da Unesco também cita o 7º Congresso Nacional do Setor de Móveis, promovido pela Federação da Indústria do Estado do Paraná, como referência na capital. “O evento apresenta as principais inovações e novas tendências do setor de móveis. Também funciona como um site para discutir as tendências e transformações do mercado nacional de móveis”.

Na lista, aparecem ainda os eventos 12 Cervejas - totalmente dedicado à cerveja produzida localmente -, e o Dia do Design Italiano, organizado pela primeira vez em Curitiba para celebrar as inovações no design italiano e sua influência em relação a outros países.

Confira a matéria completa no https://en.unesco.org/creative-cities/events/curitiba%E2%80%99s-events-put-design-innovation-and-local-identity-spotlight