Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cultura

Tubotecas completam três anos com 241 mil livros arrecadados

29/03/2016 10:10:00
principal
  • miniatura
  • miniatura

Em seu terceiro ano de funcionamento, as Tubotecas contabilizaram 241 mil livros arrecadados e continuam cumprindo seu objetivo de mobilizar empresas e sociedade para a promover a circulação de livros e o incentivo à leitura. Além de garantir um acervo sempre renovado, a participação da comunidade com doações de livros também ajuda a abastecer mais de 40 instituições em Curitiba e na região metropolitana. Desde 2013, foram 145.662 livros colocados nas Tubotecas e mais de 40 mil obras repassadas para bibliotecas comunitárias, ONGS, associações de moradores, escolas, hospitais e penitenciárias.

Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Urbanização de Curitiba (Urbs), as Tubotecas são minibibliotecas instaladas em estações-tubo da cidade. Nelas, o usuário do transporte público empresta a obra de seu interesse e pode devolvê-la em qualquer uma das Tubotecas da cidade.

Para o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, além de facilitar o acesso aos livros, as Tubotecas têm o mérito de estimular outras instituições a instalar pequenas bibliotecas para uso livre de seus frequentadores. “O projeto continua se expandindo dessa maneira, a partir da integração com outros pontos de oferta de livros. E as campanhas de doação de livros também tiveram grande receptividade entre a população. A possibilidade de levar as doações para outros lugares estimula a circulação das obras”, afirma.

Prêmio

Em janeiro deste ano, o projeto Tuboteca foi premiado no iF Design Award 2016, um dos mais conceituados prêmios de design do mundo, concedido pelo International Forum Design, instituição sediada desde 1953 em Hanover, na Alemanha.

Atualmente, dez estações-tubo participam do projeto: quatro na Praça Rui Barbosa, duas na Estação Central, duas na Estação Marechal Floriano (Linha Verde) e duas na Praça Carlos Gomes.

Como doar

As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico). 

Todas as doações passam por um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico. Cada Tuboteca tem capacidade para cerca de 150 livros que privilegiam a literatura com romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil.

Livros doados: 241.001
Livros aproveitados: 230.424
Livros colocados: 145.662

Em março de 2016
Livros aproveitados em março/2016: 4.581
Livros colocados em março: 4.500

Evolução ano a ano:
1º ano: 55 mil livros arrecadados
2º ano: 136 mil livros arrecadados
3º ano: 241 mil livros arrecadados

Confira a lista completa de instituições beneficiadas com doações das Tubotecas:

Associação Comunitária das Mulheres do Bairro Alto
Instituto de Formação de Jovens e Adolescentes.
Unidade de Saúde Concórdia – Pinheirinho
Fundação de Ação Social – projeto acolhimento familiar
CMEI's
Col. Estadual Clotário Portugal – Campo largo
PMC e FCC – Biblioteca dos funcionários no prédio da Prefeitura, Box da Leitura Matriz, Biblioteca dos funcionários da FCC, Biblioteca para funcionários da regional CIC.
Biblioteca Comunitária Vila Torres (no Clube de mães)
Biblioteca Comunitária Jardim Florestal – Quatro Barras
Biblioteca Comunitária Menino Deus – Quatro Barras
Biblioteca Comunitária na Vila Torres
Biblioteca da FAE
CMEIS
Projeto Piá Regional Pinheirinho
Projeto UNILIVRE
Projeto Abrindo Caminhos – Tatuquara
Biblioteca Ilha do Mel
Biblioteca João Rodrigues de Oliveira
Hospital Evangélico de Curitiba
Hospital Psiquiátrico San Julian – Piraquara
Hospital da Policia Militar
DEPEN Piraquara
Colégio Estadual Romário Martins – Piraquara
Primeira Igreja Presbiteriana Independente
Instituto Tecnológico Federal do Paraná
Freguesia do Livro
SMELJ Cajuru – Portal do Futuro Audi União e Estação Juventude Boqueirão
Biblioteca Comunitária Boqueirão
Biblioteca Comunitária Vila São Paulo
Núcleo Regional Santa Felicidade
UNICENTRO
Projeto Viaje na Leitura em Piraquara (terminal de Piraquara)
PUC Solidária
Centro de Atenção Psicosocial Matriz e Cajuru
Instituto Paranaense de Cegos
Instituto Robert Bosch
Sociedade Biblica do Brasil
Obra Social Santo Aníbal (OSSA)

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484