Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Homenagem

TRE agradece a Prefeitura por apoio a iniciativa ambiental

19/05/2017 08:47:00

O prefeito Rafael Greca participou, nesta quinta-feira (18/5), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), de uma solenidade de agradecimento pelo apoio da Prefeitura ao Plano de Logística Sustentável do órgão. Em abril, a administração municipal entregou aos servidores do fórum uma Estação de Sustentabilidade para armazenamento seletivo de resíduos.

A homenagem foi feita pelo presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e contou com a participação do secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Tocchio.

A doação foi a resposta da administração municipal ao pedido de elaboração de um projeto para estação de tratamento feito pela servidora Ivanilda Silva. Ela trabalha na coordenação de Infraestrutura Predial e participa das ações da Seção de Gestão de Sustentabilidade, coordenada por Ceres Olsson. “A doação foi uma bela surpresa para nós, que pudemos revitalizar a área antes reservada aos contêineres para armazenamento do material”, disse Ceres.

“A Prefeitura fez a doação porque essa unidade é mais adequada numa corporação sensível à causa ambiental do que na rua, onde a incivilidade de alguns transforma estações de sustentabilidade em depósitos de cães e gatos mortos ou até mesmo em mocós para o tráfico de drogas”, justificou o prefeito.

Frutos da iniciativa

Com a unidade, o órgão armazena e entrega à Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana (Catamare) o resultado da separação dos resíduos produzidos pelos cerca de 600 servidores, trabalhadores terceirizados e estagiários do órgão.

Duas vezes por semana, coletores vinculados à entidade retiram o material da estação, depositado em escaninhos próprios para cada tipo de lixo. No ano passado, o fórum de Curitiba do TRE gerou 23.295 quilos de lixo reciclável. Foram 15.778 quilos de papel, 6.259 quilos de plástico, 1.258 quilos de metal e 50 quilos de vidro.

Sensibilidade

Greca também elogiou a sensibilidade do presidente do órgão. Em seu discurso, Xisto lamentou o recente ato de vandalismo que deixou parte de uma rua do Rebouças sem dois postes de iluminação, causando nova demanda para a Prefeitura, empenhada em economizar o máximo possível de recursos. “Mas a rua estará sempre iluminada, apesar dos postes vandalizados, enquanto houver gente distribuindo sopa quente para quem está na rua”, disse o desembargador, referindo-se a um trabalho social voluntário.

O prefeito foi presenteado com uma gravura da Igreja do Rosário feita pelo artista Poty Lazzarotto. Como retribuição, entregou ao anfitrião um exemplar do seu livro, Curitiba Luz dos Pinhais, lançado no fim do ano passado. A ideia é que a publicação integre o acervo da biblioteca do TRE.

 

 

Discurso do presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira

Ah se soubessem o mal que fazem à nossa querida cidade...

Senhor Prefeito,

Lemos nos jornais que anteontem meliantes se aproveitaram da tranquilidade da madrugada para serrar postes de iluminação pública, furtando dos curitibanos os fios de cobre e as luminárias de LED.

O furto deu-se aqui bem perto, a poucas quadras, na Rua João Negrão. Muito perto também de onde, todas as noites, outros curitibanos se dedicam ao bem, ao resgate do próximo, oferecendo sopa quente a muitos carrinheiros que chegam ali, nas imediações da rua Engenheiros Rebouças, para suprir o corpo sofrido com um pouco de energia e calor.

Fosse vivo o austero Coletor João Negrão, que empresta seu nome à via, talvez bem soubesse a punição a aplicar. Nascido em Morretes, Administrador da Barreira da Graciosa e Inspetor Escolar, faria com que os delinquentes subissem descalços a sinuosa estrada de paralelepípedos, confiante de que se daria uma reflexão mais humana e justa naquelas mentes perdidas.

Ah se soubessem o mal que fazem à nossa querida cidade...

Seguem agora os carrinheiros no escuro, senhor prefeito, até que a Prefeitura, sem recursos, e com outras prioridades urgentes, tenha que se curvar novamente à questão e executar o retrabalho.

E esse também é nosso caminho. Só  nestes dois prédios da Justiça Eleitoral são quase mil pessoas que seguem muitas vezes a direção da  Universidade Federal do Paraná, lá para o seu começo, no centro da cidade, ou, em sentido contrário, cruzam a Marechal Floriano para os lados do Parolin e seguem pela João Viana Seiler, empresário de grande sucesso, primeiro presidente do Coritiba Football Club, ....seu tio.

Aqui no TRE, senhor prefeito, deixe conosco o cuidade e o monitoramento desta nova estação de sustentabilidade, pois estamos envolvidos há muitos anos com a questão ambiental. Entendemos que a mudança começa com cada um de nós, e que a sociedade só se transformará, de verdade, quando conseguirmos a conscientização de todos os curitibanos. Temos aqui várias iniciativas pioneiras de sustentabilidade, a começar pelos estudos e projeto para a construção de uma usina fotovoltaica em Paranavaí; o aproveitamento das propagandas eleitorais apreendidas; estações de trabalho economizando materiais e exercendo o reaproveitamento e a doação de equipamentos para crianças e instituições que atendem a cidadãos carentes, além da nossa Escola de Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponhoz, onde contribuímos para que os curitibanos aprendam a amar sua cidade e, bem assim, todos os seus moradores.

Aliás, senhor prefeito, já é assim como a maioria dos Curitibanos, resta-nos  reencaminharmos algumas ovelhas desgarradas...

Ah se soubessem o mal que fazem à nossa querida cidade...

Seguem agora, senhor prefeito, os carrinheiros no escuro, seguem assim também nossos servidores em direção ao centro... Mas saiba que todos nós aqui no TER nutrimos a convicção de que sempre que um curitibano cruzar as imediações da João Negrão com a Engenheiros Rebouças, e ainda ali houver um grupo servindo sopa aos necessidados, sempre haverá luz na rua João Negrão.

 

Des. Xisto Pereira

Presidente

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484