Técnicos estrangeiros visitam obras de habitação na Vila Pantanal

10/02/2015 18:01:00

Técnicos estrangeiros de sete países visitaram, na manhã desta terça-feira (10), as obras de habitação que estão sendo realizadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), na Vila Pantanal. A visita faz parte do IV TCTP – Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a JICA – Agência Japonesa de Cooperação Internacional e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Onze técnicos de Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Honduras, Guatemala, Peru e Venezuela, além de dez profissionais brasileiros estão participando do curso, que iniciou dia 19 de janeiro e termina na próxima sexta-feira (13). Com foco nos planos diretores municipais, o curso é voltado para a gestão e a sustentabilidade urbanas.“Temos 50 anos de experiência nessa área e somos o mais bem sucedido exemplo brasileiro de cidade que pauta suas iniciativas por seu plano diretor original”, destacou o presidente do Ippuc, Sérgio Pires.

O arquiteto Javier Tello, funcionário da prefeitura da cidade da Guatemala, aprovou a troca de experiências. “Curitiba é uma referência latino-americana neste segmento, é muito bom poder ver de perto o programa de habitação popular daqui”, disse.

O também arquiteto Pedro Andres Handez atua na secretaria de planejamento de Bogotá, a capital colombiana. “Lá temos um programa similar, no qual também legalizamos áreas invadidas e posteriormente buscamos melhorar as condições de moradia da população. Achei bem interessante poder acompanhar como é feito por aqui”, destacou.

Vila Pantanal

Localizada no Alto Boqueirão, a ocupação da Vila Pantanal iniciou em meados da década de 80 em área de preservação ambiental do rio Iguaçu. O projeto de urbanização da Cohab no local já garantiu a transferência de 163 famílias que viviam em situação precária e receberam novas casas. No momento outras 49 moradias estão em obras para atendimento de mais famílias que deixarão áreas de risco.