Registrar
Prefeitura Municipal de Curitiba

Bacia do Rio Barigui

Técnicos do Ippuc e da Holanda estudam recuperação de área ocupada

05/12/2017 14:33:00

Técnicos de Curitiba e da Holanda trabalham juntos no estudo para a recuperação de uma área de ocupação irregular sobre a Bacia do Rio Barigui, na regional do Tatuquara, extremo sul da cidade. A ação faz parte do New Town Lab Curitiba (o Laboratório da Cidade Nova), uma cooperação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) com o International New Town Institute (INTI), instituição holandesa para pesquisa, educação e troca de conhecimento para novas cidades.

Nesta terça-feira (5/12), o prefeito Rafael Greca participou de reunião técnica no Ippuc que faz parte da agenda de trabalhos conjuntos que seguirão até o fim da semana no instituto.  “Tenho a alegria de receber urbanistas holandeses que vêm trabalhar em conjunto com a nossa equipe do Ippuc para a solução do problema de uma ocupação em cima do Rio Barigui, na região da Caximba”, disse Greca.

“Essa Vila, onde vivem perto de 3 mil pessoas em situação de risco, terá um novo desenho que vai nascer da combinação da experiência dos holandeses, famosos por seus diques, com a experiência urbana de Curitiba. É uma nova cidade que está nascendo aqui, na minha casa, no nosso Ippuc”, definiu Greca.

Integram a equipe do INTI no workshop New Town Lab Curitiba: Jorn Konijn, coordenador da equipe técnica internacional; Marco Vermeulen, arquiteto e urbanista, especialista em questões ambientais e hídricas; Martin Sobota, arquiteto e urbanista; Simone Rots, historiadora com foco em arquitetura e experiência em projetos com participação social e Rodrigo Bandini dos Santos, arquiteto e designer, brasileiro formado na Itália e membro do staff do instituto na Holanda.

Por parte do Ippuc, a equipe técnica é coordenada pelo arquiteto Mauro Magnabosco.

INTI

O International New Town Institute (INTI) tem sede em Almere, cidade mais nova da Holanda que foi erguida do mar. A área onde está localizada Almere fazia parte do Mar do Sul da Holanda até 1959, quando foram iniciados os trabalhos de drenagem e aterramento. Em 1968, o aterro foi finalizado, mas a primeira casa só foi erguida em 1976 e o município foi oficializado oito anos mais tarde, em 1984. Almere tem perto de 200 mil habitantes. 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484