Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Startup de Curitiba fabrica impressora 3D mais barata, sucesso de vendas

18/10/2018 14:49:00

Uma das impressoras 3D mais vendidas do Brasil nasceu e é fabricada em Curitiba. A trajetória de sucesso da impressora 3D Stella e da startup curitibana Boa Impressão 3D foram apresentadas nesta quarta-feira (17/10) no Worktiba Barigui, o coworking público da Prefeitura.

A ideia de montar um equipamento com fácil manutenção e mais barato que as impressoras importadas foi pensada em 2013 pelo trio formado pelo irmãos Felipe e Thiago Martins Peixoto e a esposa dele, Vanessa Pestana Peixoto.

De lá pra cá, o projeto virou produto e já foram fabricadas e vendidas para todo o Brasil mais de 1.000 impressoras 3D Stella - nome que faz referência a extensão do arquivo usado na impressão (.STL).

A startup Boa Impressão 3D ganhou a clientela com o preço reduzido do equipamento. Ela custa R$ 2,6 mil, 30% menos que as concorrentes importadas que saem, em média, por R$ 3,5 mil. Também ganhou mercado com a garantia de assistência vitalícia dada aos clientes. “Grande parte dos nossos concorrentes faz apenas a importação e não dá esse suporte, que é muito importante para o equipamento e utilização”, ressaltou Vanessa.

O sistema de impressão 3D se constitui no derretimento de um filamento, que é moldado e fundido em microcamadas formando um novo objeto. Vanessa desmistificou questões como o alto consumo de energia do equipamento. “Apesar de fazer o derretimento do filamento o consumo da impressora é de 60W, o mesmo de uma lâmpada incandescente”, disse.

O filamento pode ser de diversos materiais, desde garrafas PET até produtos biodegradáveis como o PLA, feito à base de materiais vegetais como o bagaço de cana-de-açúcar e palha de milho, que, enterrado, se decompõem em 2 anos. 

Atualmente a startup está instalada no bairro Bigorrilho, mas já com mudança marcada para um espaço maior no bairro Mercês.  “Ampliamos os negócios, o time, e vamos contratar mais, para isso precisamos de mais espaço para crescer, mas vamos continuar aqui em Curitiba, cidade onde tudo nasceu.”, afirmou Thiago.

Worktiba

A palestra sobre a impressora Stella foi iniciada por Juliano Santos, criador do Adam Robô, equipamento de pré-teste visual que teve origem no Worktiba Barigui. Juliano ressaltou a importância do coworking para o desenvolvimento das ideias e empresas.

“Nós nascemos e demos os primeiros passos aqui, crescemos, desenvolvemos, nos conectamos ao ecossistema do Vale do Pinhão e inovadores da cidade", contou. "Aproveitem essa oportunidade única que a Prefeitura de Curitiba e o Imap oferecem para vocês”, comentou o empreendedor, que embarca nas próximas semanas para África do Sul para apresentar o robô criado aqui.


Próximas palestras no Worktiba Barigui

Quarta-feira (24/10)

15h: “Empreendedorismo com madeira e lutheria. O coworking da marcenaria e o restauro de instrumentos musicais” - 50 vagas

16h - “Como vender para o município. Aprenda como fornecer produtos ou serviços para a Prefeitura de Curitiba” - 50 vagas

 

Quarta-feira (31/10)

15h – “Workshop: Como desenvolver um aplicativo para smartphone” - 50 vagas

 

Quarta-feira (7/11), 15h

"Eion, o carro elétrico inteligente montado em Curitiba" - 50 vagas.

 

Serviço: Worktiba Barigui

Local: Alameda Ecológica Burle Marx, s/n, Parque Barigui - ao lado do Salão de Atos

Inscrições: por ordem de envio para o e-mail worktibabarigui@imap.curitiba.pr.gov.br 

Enviar nome completo, RG, e-mail e telefone (aguardar retorno de confirmação)

Custo: gratuito


 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484