Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Worktiba Barigui

SÓMEI apresenta ideias para o empreendedorismo crescer na cidade

08/06/2018 14:50:00

A palestra de abertura do SÓMEI falou sobre gamificação, que é o uso de mecânicas de jogos para engajar pessoas e resolver problemas. Todas as quartas-feiras o coworking público Worktiba Barigui trará palestras e especialistas para apresentarem soluções para aumentar o empreendedorismo e inovação em Curitiba.

Na estreia do SÓMEI, o especialista André Vinicius Grigoletti Brotto, fundador da Fantástica Fábrica Criativa, falou sobre gamificação. Criado e inaugurado em março de 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o Worktiba Barigui é o primeiro coworking público municipal do Brasil e tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação da cidade, incentivando projetos que possam ser aplicados no desenvolvimento da cidade.

O coworking funciona em um espaço antes subutilizado pela administração pública no Complexo Imap Barigui, ao lado do Salão de Atos do parque. Para a criação do espaço, o Imap, órgão gestor do coworking, requalificou móveis, computadores, equipamentos.

Gamificação

Na última quarta-feira (6/6) os participantes do evento aprenderam na teoria e na prática como identificar e aplicar técnicas de gamificação nos seus negócios e projetos. Inspirado na dinâmica adotada dos games, sejam eles eletrônicos ou manuais, diversas ações de fomento às empresas e principalmente de relacionamento, interação e marketing com fãs e clientes podem ser desenvolvidas com a gamificação.

Os dados do mercado dos games surpreendem, estima-se que ao menos 70% da população do Brasil interage com algum jogo eletrônico, e com base nisso as empresas estão buscando adotar as técnicas de interação, design, recompensa e desafio. “Usar a gamificação em um negócio pode trazer benefícios muito grandes. É uma tendência de mercado muito forte e um diferencial estratégico para sua empresa, ainda mais em um cenário tão competitivo”, disse André Brotto.

Coworker da nova turma que iniciou o trabalho no espaço essa semana, a empreendedora Juliane Andrade da Silva, do projeto EmpregAção ressaltou a importância do tema e dessas dinâmicas para o desenvolvimento dos projetos. “É um tema muito interessante que podemos usar no desenvolvimento do nosso projeto, com técnicas para angariar novos parceiros e atender melhor as pessoas que buscam emprego”, disse.

Quem quiser saber mais sobre o tema, pode acessar o site da empresa do palestrante www.ffcriativa.com ou o seu canal do YouTube: www.youtube.com/channel/UCSmxz2XpY6jQ9iCIcpxak9A


Programação
 

Confira as próximas palestras, sempre às quartas-feiras, 15h, no espaço de eventos do Worktiba Barigui.

Todas palestras são gratuitas e com inscrição no próprio espaço 15 minutos antes:

13/6
“Oficina de construção de carro elétrico controlado por Bluetooth”, com o especialista e maker Marcos Koslinski.

20/6

“Projeto S.O.S People, botão e aplicativo para denunciar casos de abuso sexual no transporte coletivo”, com a estudante e desenvolvedora Lara Matesich do Prado.

27/6

“Como gerar vendas com o marketing digital”, com a especialista Dany Angel.

4/7

“Economia Solidária e Saúde Mental”, com a psicóloga Isabela Perotti.

11/7

“Então você quer empreender?", com o empreendedor Antal Varga.  


 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484