Qui, 23/10/14

Radio Prefeitura
Setran orienta pedestres em ruas movimentadas de Curitiba

Baixe o Flash Player.

As abordagens educativas da Semana Internacional de Segurança Viária foram iniciadas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) nesta segunda-feira (6), na Rua João Negrão, nas esquinas das ruas André de Barros e Pedro Ivo, no Centro da cidade.

Agentes da Setran, policiais da Guarda Municipal, funcionários da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, alunos do projeto Guarda Mirim e voluntários do Conselho dos Idosos e do projeto Vida no Trânsito conversaram com pedestres e condutores sobre os cuidados para evitar atropelamentos na cidade. “Estamos numa cruzada. A nossa meta é que durante esta semana tenhamos o mínimo de atropelamentos com mortes. Se possível, vamos zerar o número de fatalidades nas áreas de abordagens”, disse Adilson Lombardo, coordenador de educação e formação no trânsito da Setran.

O trabalho está sendo realizado nos pontos onde há a maior incidência ou risco de atropelamentos em Curitiba, locais com grande fluxo de pessoas e veículos. As ações da Setran acontecem nos horários de pico, entre 11h30 e 13h30 e entre 16h e 18 horas.

Segundo Lombardo, no início da operação já foi possível perceber muitos pedestres atravessando a rua de forma desatenta, fora da faixa de pedestre, com o sinal aberto para os veículos, assim como condutores passando pelo semáforo fechado e avançando sobre os pedestres, aumentando o risco de atropelamentos. Esses motoristas estão sendo autuados. “De uma forma geral, estamos orientando todos que estão passando pelos cruzamentos para que percebam que pequenos atos de insegurança podem causar acidentes e ferimentos graves”, destaca.

“Quase tivemos um acidente aqui na esquina agora há pouco. Sou pedestre e motorista também, e por isso me preocupo com o pedestre quando dirijo. Muitas vezes o pedestre é descuidado, não presta atenção no movimento do trânsito. Mas, às vezes, o motorista também não respeita o pedestre na hora da conversão. Falta conscientização de ambas as partes”, diz a atendente Durcilia Jesus dos Santos, que recebeu folhetos educativos e aprovou a ação na Rua João Negrão.

Paralelamente à abordagem, a Setran está fazendo uma pesquisa com os pedestres, identificando comportamentos e atitudes no trânsito, procurando avaliar sua percepção com relação aos riscos de acidente. O porteiro Oséas Inácio respondeu ao questionário e falou sobre a sua experiência no trânsito, pois além de ser pedestre, utiliza a bicicleta para trabalhar. “Saio de madrugada de bicicleta e muitas vezes passo por situações difíceis no trânsito, como ter que desviar de pessoas que dirigem alcoolizadas. Também não me sinto respeitado como pedestre. A lei está pouco severa em relação à alcoolemia no trânsito. Quanto mais tivermos ações de prevenção, mas as pessoas vão se conscientizar da importância de ter boas atitudes no trânsito”, opina.

As abordagens educativas e a Pesquisa Comportamental de Pedestres seguem até sábado (11), em dois períodos – das 11h30 às 13h30 e das 16h às 18 horas –, nos seguintes cruzamentos:

Terça-feira (07)
Av. Sete de Setembro com Av. Mal. Floriano e com Rua Alferes Poli.

Quarta-feira (08)
Av. João Gualberto com Rua Ivo Leão

Quinta-feira (09)
Av. República Argentina com Av. Pres. Kennedy e com Rua Pedro Zagonel.

Sexta-feira (10)
Trav. da Lapa com ruas André de Barros e Mal. Deodoro.

Sábado (11) - apenas entre 10h30 e 13 horas
Rua André de Barros com Trav. Frei Caneca e com Rua Des. Westphalen.