Cidade mais bonita

Setor histórico de Curitiba será revitalizado

14/05/2013 17:48:00

O setor histórico de Curitiba vai passar por um processo de revitalização, começando pela pintura das fachadas dos prédios – primeiro passo de um projeto que prevê também a qualificação das empresas da região. O trabalho será feito por meio de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Regional da Matriz, a empresa Tintas Coral, o Sebrae Paraná, a Federação do Comércio (Fecomércio) e os proprietários dos imóveis.

“Fizemos um estudo de cores que busca o equilíbrio visual entre os edifícios, resgatando, inclusive, trabalhos que tinham sido feitos anteriormente. O objetivo é valorizar a memória arquitetônica da cidade”, destacou Mauro Magnabosco, arquiteto do Ippuc que é responsável pelo projeto junto com a arquiteta Carla Choma.

Enquanto a administração municipal cuida do projeto, a Coral faz a doação das tintas e os proprietários contratam a mão de obra especializada. “O projeto também prevê a formação de aprendizes de pintores, que têm a chance de iniciar uma nova profissão. Isso fica como um legado social que deixamos para a cidade”, disse Antonio Augusto Nascimento, coordenador de marketing da empresa no Paraná e em Santa Catarina.

Os empresários, que foram apresentados ao projeto em reunião realizada no Paço da Liberdade na última segunda-feira (13), ficaram empolgados. “Isso trará melhorias para o Largo da Ordem e as pessoas poderão observar a região com mais vida, mais cor”, disse Erotides Saad Pereira que é proprietária do Bar do Saci desde 1998. “Este projeto de parceria entre a iniciativa privada e o poder público é fundamental para o Centro Histórico de Curitiba”, comentou Lúcia Casillo Malucelli, proprietária do Solar do Rosário, prédio construído no final do século XIX.

O representante do Bar do Alemão e da Casa Vermelha, Jorge Klettke Tonatto, enfatizou que “seria importante a adesão dos proprietários dos prédios que estão desativados para que a revitalização fosse completa”.

O administrador da Regional da Matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto, salientou que essa é uma grande oportunidade para que a região fique ainda mais bonita e interessante, já que possui grande relevância turística. “Curitiba vem se destacando como destino turístico nacional é já é uma das cidades mais procuradas fora do eixo da Copa das Confederações”, lembrou.

Qualificação

Além da revitalização das fachadas dos prédios, o projeto também prevê a ação do Sebrae e da Fecomércio. Os comerciantes do Largo da Ordem serão visitados e aqueles que resolverem aderir poderão receber orientações para repaginar vitrines, reorganizar mercadorias e capacitar os empregados, além de aperfeiçoar aspectos relacionados à administração e à contabilidade.

“A ideia é trabalhar na qualificação das empresas do Setor Histórico, visando incrementar ainda mais o turismo e os negócios”, destacou Tricia Sander, consultora do Sebrae-PR que também organiza a Associação dos Empresários do Setor Histórico, com o objetivo de qualificar e capacitar as empresas para a Copa do Mundo de 2014.

Tudo de Cor

A revitalização do Setor Histórico é mais uma das ações envolvendo o projeto “Tudo de Cor para Curitiba”, que começou em 2005, com intervenções na Avenida Marechal Deodoro. Nos últimos anos, foram realizados trabalhos semelhantes na Rua Riachuelo e na Rua São Francisco, onde, além da pintura das fachadas e do atendimento aos empresários, o Ippuc promoveu a melhoria das calçadas, meio fio, iluminação, tubulação para dados de telefonia, TV e conectividade, instalação de câmeras de segurança e orientações aos comerciantes para a despoluição visual do lugar.

Ainda em Curitiba, o projeto “Tudo de Cor para Curitiba” foi responsável pela pintura de mais de 500 casas da Vila Torres, Hospital Pequeno Príncipe, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja do Rosário e Santuário do Carmo, entre outras edificações.

O projeto “Tudo de Cor para Curitiba” é um desdobramento do “Tudo de Cor para Você” realizado pela Coral em todo o Brasil e que já consumiu mais de 490 mil litros de tinta, treinou mais de 1.300 aprendizes de pintor e renovou as fachadas de 3.000 imóveis em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. O sucesso do projeto iniciado no Brasil levou a empresa a expandi-lo para 80 países.