Recuperação de rios

Seminário marca êxito da parceria de Curitiba com Agência Francesa

05/06/2018 15:54:00

O Seminário Internacional de Capacitação em Engenharia Naturalística, aberto nesta terça-feira (5/6), no Hotel Bristol Brasil 500, representa o fortalecimento da parceria entre o município e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O evento visa ao aprimoramento dos profissionais da Prefeitura que trabalham no Projeto Viva Barigui, de recuperação e conservação de ambientes naturais em áreas de margens de rios degradadas por ocupações irregulares. O Viva Barigui conta com financiamento de R$ 85 milhões pela AFD para ações de infraestrutura, fiscalização e educação ambiental para a recuperação da Bacia do Rio Barigui.

Na abertura do evento, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, destacou a importância da parceria de Curitiba com a Agência Francesa no Viva Barigui e o interesse em novos projetos manifestado pelo prefeito Rafael Greca ao organismo financiador.

O coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), Paulo Socher, afirmou que graças ao esforço de gestão do prefeito e da equipe da Prefeitura e ao financiamento da AFD foi possível avançar nas etapas do Viva Barigui e abrir novas possibilidades de parcerias.

“A AFD se enquadra muito bem no propósito de Curitiba de avançar com projetos sustentáveis de forte componente ambiental”, disse. Socher salientou que o prefeito renovou nesta terça o convênio de concessão de tratamento de água e esgoto com a Sanepar, o que irá representar um investimento de R$ 96 milhões em projetos que visam à qualidade ambiental.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, reforçou as intenções do município em novos projetos com financiamento francês. “A revitalização do Rio Belém, numa ação coordenada entre os vários órgãos do município e o Estado, é de interesse de Curitiba já de conhecimento da AFD”, disse Marilza.

O Seminário Internacional de Capacitação em Engenharia Naturalística vai até a próxima sexta-feira (8/6), com apresentações de palestras e estudos de caso e a realização de visitas técnicas.