Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento urbano

Seminário discute parceria entre Curitiba e Holanda para desenvolvimento urbano sustentável

02/06/2014 15:50:00

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) recebeu uma delegação de 14 pessoas ligadas ao governo e a entidades da Holanda, que vieram trocar experiências com técnicos da Prefeitura Municipal de Curitiba e representantes de universidades com sede na capital – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Positivo (UP). O objetivo do encontro foi a busca por soluções para transformar Curitiba em uma cidade sustentável do ponto de vista do desenvolvimento econômico e urbano.

Ao apresentar seu país, o Ministro Conselheiro da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, Paul Zwetsloot, disse que um dos principais objetivos da Holanda nos dias atuais é figurar entre as cinco economias mais competitivas do mundo até 2020. Como vantagens competitivas do país estão a nona colocação no índice de inovação mundial, o alto nível de formação universitária e técnica, a qualidade na produção de alimentos, a indústria criativa, os investimentos em saúde e o topo no ranking dos países que se destacam em design.

O presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, explicou que um dos grandes desafios da cidade é a melhoria na mobilidade urbana. Também disse que preparar a cidade para as mudanças climáticas e enfrentar os problemas relacionados à segurança pública, à destinação do lixo, à habitação de interesse social à integração com a região metropolitana estão entre os principais objetivos a serem conquistados. “Acreditamos que, com a expertise da Holanda em tantos aspectos relacionados à modernidade e à tecnologia, nosso constante impulso pela inovação e nossa vontade de fazer a cidade crescer no rumo do desenvolvimento sustentável, poderemos alcançar resultados surpreendentes”, aposta Sérgio Pires.

O encontro foi organizado pela  Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484