Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Aviso de pauta

Seminário 'Curitiba do Amanhã' discutirá revisão do plano diretor da cidade

14/08/2014 16:49:00

Especialistas em planejamento urbano estarão reunidos nesta sexta-feira (15) no 3º Seminário Curitiba do Amanhã, que vai aprofundar a discussão do processo de revisão do Plano Diretor. Organizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o evento, que será realizado no Salão de Atos do Parque Barigüi, contará com a presença de pesquisadores com atuação nacional e internacional, que falarão sobre os principais desafios levantados pela população durante a fase de diagnóstico da revisão. Serão dois painéis, o primeiro das 9h às 12h30 e o segundo das 14h às 17h30.

Durante as audiências públicas de revisão do Plano Diretor, realizadas nas regionais no final de maio e início de junho, os participantes votaram naqueles que consideram os maiores desafios da cidade. O foco das discussões do seminário estará nesses pontos, como forma de preparação para as próximas audiências, marcadas para setembro.

Os 12 maiores desafios, apontados em ordem decrescente de votação, são: cidade mais segura; cidade mais verde e rios limpos; convívio harmonioso entre os modais de transporte; mais acesso e qualidade dos serviços públicos; cidade mais humana, participativa e inovadora; desenvolvimento econômico e oportunidade de renda para todos; melhor aproveitamento da infraestrutura urbana existente; valorização do patrimônio cultural; menos carros nas ruas; viabilização de habitação de interesse social em várias áreas da cidade; ampliação da integração metropolitana; centro vivo e atrativo.

Alguns instrumentos jurídicos públicos, como potencial construtivo e zonas especiais de interesse social, trazem impactos para o setor imobiliário e será este o tema apresentado pelo advogado Bruno Schirato Guimarães, vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/PR. “Pensar em plano diretor é discutir o adensamento urbano e o desenvolvimento de determinadas áreas, seja pela facilidade de transporte ou pelo incentivo de habitação perto do local de trabalho. E essa discussão também interessa ao mercado imobiliário”, disse Guimarães. Ele participa do primeiro painel do seminário, no período da manhã.

Ainda pela manhã, o economista urbano Alberto Maia da Rocha Paranhos, consultor em projetos de desenvolvimento urbano sustentável, fala sobre o processo de implantação do Plano Diretor. "Depois de aprovado, há uma série de desafios e responsabilidades para a implantação do plano. Tanto do Direto da Cidade quanto os deveres de todos com a cidade", disse. Outro painelista da manhã será Alexandre Pedrozo, arquiteto e urbanista, que fala sobre instrumentos de gestão, conflitos e possibilidades de inclusão socioespacial.

Outro tema que terá destaque no seminário é a inovação. O especialista em novas tecnologias José Maria Pugas Filho, da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia, diz que  a atual administração quer aproveitar a revisão do Plano Diretor para incorporar a inovação no planejamento urbano. “Pela primeira vez, teremos uma matriz de inovação no plano diretor, preparando a cidade para o futuro. A maioria das cidades tem planos diretores omissos no que diz respeito ao subsolo, ao espaço aéreo e à chamada cidade virtual. Queremos que Curitiba saia na frente”, diz Pugas. A discussão abrange desde a regulamentação do enterramento de cabos no subsolo até a criação de mecanismos para induzir a criação de ambientes inovadores, passando pela regulamentação de infovias.

As inscrições para participar do seminário serão feitas pelo site oficial do Plano Diretor (curitiba.pr.gov.br/planodiretor) ou na hora e local do evento. Haverá certificado para os participantes da atividade. Na página da revisão do Plano Diretor o cidadão tem acesso a documentos e dados que servem de apoio para a discussão da revisão.

Curitiba do Amanhã

Em julho de 1965, uma série de debates para discussão pública do Plano Preliminar de Urbanismo foi chamada de “Curitiba de Amanhã”. A segunda edição do seminário foi realizada durante a última revisão do Plano Diretor da cidade, em 2004.


Programação

PAINEL I – Das 9h às 12h30

Bruno Schirato Guimarães, advogado.
Vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/PR.
Tema: Impactos da revisão do Plano Diretor no Mercado Imobiliário.

Alexandre Pedrozo, arquiteto e urbanista.
Especialista em Políticas Urbanas e Produção do Espaço Urbano e Regional.
Tema: Planejamento Urbano e Governança Fundiária – Instrumentos de Gestão, Conflitos e Possibilidades de Inclusão Socioespacial.

Alberto Maia da Rocha Paranhos, economista urbano.
Pós-graduado na Universidade de Paris. Trabalhou no Ippuc, Banco Mundial e ONU-Habitat. É consultor em projetos de desenvolvimento urbano sustentável.
Tema: Comentários e Subsídios à Revisão do Plano Diretor.


PAINEL II – Das 14h às 17h30

José Maria Pugas Filho, bacharel em Direito.
Pesquisador de Direitos Autorais, Novas Tecnologias e Indústria Cultural.
Tema: Ambientes Inovadores.

Marlise Teresa Eggers Jorge, engenheira civil.
Áreas de Hidráulica e Sistemas de Informação Geográfica, mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental.
Tema: Modelo de Despoluição Hídrica por Sub-bacias – Case Curitiba.

Francisco de Assis Mendonça, geógrafo.
Autor de obras sobre clima e desafios ambientais.
Tema: Interfaces e Desafios de Curitiba e sua Região Metropolitana.

Moderador: Sérgio Póvoa Pires, arquiteto, presidente do Ippuc.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484