Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Servidores

Secretaria do Abastecimento tem treinamento contra incêndios

18/12/2017 17:36:00

Em quatro minutos e 27 segundos a sede da Secretaria Municipal de Abastecimento foi evacuada na tarde desta segunda-feira (18/12) no exercício simulado de princípio de incêndio realizado pela administração do prédio e as 11 brigadas de incêndio instaladas no local. O edifício localizado na Rua General Carneiro, 938, no Centro, conta com mais de 100 servidores e, em média, 40 visitantes por dia.

O exercício simulou situações reais pelas quais os ocupantes do imóvel podem passar, como a evacuação em caso de emergência, incêndio, atendimento de vítimas e situação de pânico. Ao som da sirene, os servidores se organizaram, fecharam as janelas para "evitar a propagação das chamas" e se posicionaram do lado esquerdo do corredor e das escadas, descendo até o terreo e se concentrando na calçada em frente ao prédio.

O servidor e chefe da Brigada, Alex Franzão, ressaltou a importância do treinamento, que acontece pela primeira vez no local e será repetido com periodicidade. "O treinamento hoje foi bom, todos respeitaram as regras e procedimentos. Para um segundo treinamento temos que melhorar o tempo de saída do local", comentou. Opinião semelhante da síndica e coordenadora da Brigada de Emergência do edifício, Simone Roque, que ressaltou o acesso à informação para todos os envolvidos: "Todos colaboraram e sabiam quais procedimentos seguir, é importante esse compartilhamento de informações e constante treinamento para proteger a vida dos servidores e de todos os envolvidos", disse ela.

Brigadas

Assim como na Smab, a maioria dos órgãos municipais já formalizou brigadas de incêndio, em um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e do Corpo de Bombeiros do Paraná. Mais de 300 servidores voluntários passaram pela capacitação e atualização dos procedimentos de Brigadista em 2017, procedimento que é refeito anualmente, garantindo a segurança de todos.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484