Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Educação

Secretaria da Educação é premiada pelo Projeto Ler e Pensar

28/10/2015 14:42:00

Professoras da rede municipal de ensino de Curitiba e a Secretaria Municipal da Educação foram premiadas no Concurso Cultural Ler e Pensar 2015, nas categorias Prática Pedagógica, Mobilização e Compromisso. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta terça-feira (27), no Teatro Guaíra.

Foram premiadas a professora Simone Nogueira de Lima, da Escola Municipal Michel Khury, e Sônia Alves Domingos, da escola Municipal Paulo Freire, que recebeu o título de Madrinha Ler e Pensar. “Fico muito feliz com esse reconhecimento que destaca o trabalho realizado na escola e dá a certeza de que nossos alunos estão recebendo práticas inovadoras”, disse Sônia.

O prêmio na categoria Compromisso foi para a rede municipal como um todo pelo conjunto de ações desenvolvidos com o projeto Ler e Pensar.

O objetivo do concurso, promovido pelo Instituto GRPCom, é valorizar e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas que usam o jornal como recurso na formação de leitores críticos, participativos e conscientes do exercício de sua cidadania. 

“O trabalho com o Ler e Pensar amplia a possibilidade do acesso à informação e conhecimento de uma forma atual, inserida no cotidiano dos estudantes e seus familiares por meio de práticas criativas e muito bem elaboradas pelos profissionais da rede”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, presente na cerimônia.

Para Sônia, o trabalho com o Projeto Ler e Pensar é uma ferramenta importante para incentivar a leitura e a escrita. “Estimular e enriquecer o desenvolvimento da visão crítica é o maior resultado que o projeto nos proporciona”, disse Sônia. O trabalho desenvolvido pela professora na escola lhe rendeu o título de madrinha do projeto.

Simone Nogueira de Lima conta que desenvolve o projeto há três anos e considera fundamental a inserção do jornal como recurso pedagógico. “O projeto é uma iniciativa completa que dá todos os subsídios para a promoção da aprendizagem contextualizada. Não tem como deixar o jornal fora da sala de aula porque ele favorece o trabalho abrangendo todas as áreas do currículo”, afirma Simone.

Parceria

O projeto Ler e Pensar existe desde 2003 e está presente em todas as 184 escolas da rede. As atividades acontecem por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, o Instituto GRPCom e o jornal Gazeta do Povo. Um dos objetivos da proposta de trabalhar com jornais impressos em sala de aula é o de contribuir no aprendizado aliando criatividade e incentivo a leitura de jornais, além de fazer do veículo de comunicação uma ferramenta para análise dos acontecimentos e recurso pedagógico.

Todos os professores finalistas recebem um tablet e os três vencedores troféu, um notebook, além de assinatura trimestral da Gazeta do Povo (impressa e online). As escolas que ganharam, além das assinaturas trimestrais e troféus, receberam cada uma, um aparelho de Data Show e as secretarias Ultrabooks.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484