Ter, 29/07/14

Capacitação

Saúde promove capacitação em parceria com o Sírio Libanês

08/05/2013 14:15:00

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde estão participando do curso de capacitação em Processos Educacionais para a Saúde, ministrado a partir desta quarta-feira (8) pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. O curso de especialização é o primeiro de cinco que serão ofertados pela instituição em Curitiba este ano. O objetivo é promover a capacitação dos servidores públicos municipais em várias áreas da saúde, visando à melhoria do atendimento à população.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, disse que a secretaria está programando várias ações para melhorar os processos de trabalho e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba. “Uma das formas de melhorarmos o atendimento à população é por meio da qualificação e valorização dos trabalhadores da saúde. Vamos investir nisso ao longo de toda a gestão, com parcerias com instituições de referência nessa área”, comentou.

Educação permanente

Para o curso de capacitação em Processos Educacionais para a Saúde foram selecionados 24 servidores. A especialização pretende formar profissionais para potencializar as estratégias de capacitação e educação permanente de profissionais de saúde e de melhoria da qualidade e segurança da atenção à saúde.

As aulas presenciais do curso acontecem na Escola de Saúde Pública do Paraná, entre os meses de maio e agosto. São 140 horas/aula, entre aulas presenciais e à distância.

“O projeto de apoio ao SUS é resultado de parcerias entre órgãos públicos e privados para investir na formação dos trabalhadores. A intenção é promover o desenvolvimento profissional articulando conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, bem como sua aplicação na solução dos problemas do SUS”, explicou o coordenador do Centro de Educação em Saúde da secretaria, Antonio Dercy Silveira Filho.

O projeto é resultado da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Sírio-Libanês, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Dom Cabral, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

De acordo com Silveira Filho, ainda este ano estão programados os cursos de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS, Educação na Saúde para Preceptores do SUS, Gestão da Vigilância Sanitária e Gestão de Emergência em Saúde Pública. “São soluções educacionais que consideram o conhecimento e experiências prévias dos profissionais, promovem a corresponsabilização e a pró-atividade na trajetória de aprendizagens voltadas à transformação das práticas profissionais e institucionais, articulando e ampliando a abrangência e o impacto dos cursos de especialização nas regiões de saúde”, salientou.