Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Ajuste de resultados

Saúde foi um dos setores mais beneficiados com Plano de Recuperação, que completa 1 ano

04/07/2018 10:53:00

Um dos principais reflexos do Plano de Recuperação de Curitiba, cuja aprovação das primeiras medidas completou um ano no fim de junho, foi o restabelecimento do fornecimento de medicamentos e exames laboratoriais. Com o conjunto de medidas para melhorar a situação fiscal do município, a Saúde foi um dos setores mais beneficiados.

No início da atual gestão, em janeiro de 2017, o almoxarifado da rede estava vazio e faltavam medicamentos nas farmácias das unidades básicas de saúde. Os fornecedores se negavam a entregar produtos, por conta das dívidas pendentes deixadas pela gestão anterior.

 

Veja também:

 

Com o ajuste fiscal, o fornecimento foi regularizado. de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Todos os meses em torno de 20 milhões de unidades de medicamentos são distribuídas aos usuários nas 111 unidades básicas de saúde de Curitiba. 

Fim da cota
Além disso, a falta de insumos para exames na gestão anterior fez com que se instituísse nos postos de saúde uma cota para a realização de exames laboratoriais simples, como os de sangue e urina. Dessa forma, demorava-se meses para que o usuário tivesse acesso ao serviço. As unidades tinham dias marcados para a coleta de exames.

Com o ajuste fiscal, os insumos deixaram de faltar no Laboratório Municipal. Os exames passaram a ser realizados todos os dias e não há mais fila de espera. O Laboratório Municipal realiza cerca de 350 mil exames por mês. 

Um ano após o início do Plano de Recuperação de Curitiba, a cidade retomou serviços públicos, equilibrou as contas, recuperou a credibilidade e ampliou investimentos em todas as áreas, destaca o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi. "As contas estão sendo pagas em dia e os serviços públicos foram regularizados. Graças ao plano, Curitiba retomou obras que estavam paradas e ampliou serviços", ressalta ele.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484