Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

O primeiro do Centro

Sacolão da Família da Praça Rui Barbosa será inaugurado em março

10/01/2019 10:44:00

A partir da primeira quinzena de março, a população terá mais um motivo para ir à Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, no Centro. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) vai inaugurar no local o Sacolão da Família da Rui Barbosa, a 16.ª unidade do programa e a primeira no Centro da capital.

O futuro Sacolão da Família Rui Barbosa vai comercializar frutas e hortaliças ao preço máximo de R$ 2,29 o quilo em uma área de 122 metros quadrados, próxima à entrada do Restaurante Popular. A escolha do comerciante permissionário foi feita por licitação, no ano passado, e toda a obra do espaço está sendo custeada pelo vencedor da concorrência pública.

“Por determinação do prefeito Rafael Greca, temos a missão de estimular o consumo de frutas e verduras e é muito importante que o município tenha um sacolão no Centro”, afirma Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

As obras de construção do Sacolão da Família da Rui Barbosa estão em ritmo acelerado e o projeto privilegia a integração do espaço com os demais serviços oferecidos da Rua da Cidadania. As esquadrias externas, por exemplo, seguem o conceito já adotado nas demais bancas. “Também vamos usar vidro para privilegiar a luminosidade natural e o local terá climatização para garantir que as frutas e verduras sempre estejam fresquinhas”, antecipa o comerciante Ederson Fernandes, que ganhou a licitação para abrir a unidade no Centro.

Programa

Responsáveis pela comercialização de cerca de 1.700 toneladas de frutas e hortaliças por mês, os atuais 15 Sacolões da Família da Prefeitura oferecem hortifrutigranjeiros ao preço máximo de R$ 2,29 o quilo. Anualmente, 2,2 milhões de pessoas são atendidas nas unidades e qualquer pessoa pode comprar nos locais.

Gusi lembra que os sacolões servem como reguladores de preços nas regiões onde estão instalados. “Como as unidades trabalham valores mais acessíveis que o do comércio próximo, esses estabelecimentos acabam tendo que rever margens de lucro e valores dos produtos. Assim, quem sai ganhando é a população”, justifica o secretário.

Além disso, as unidades da Prefeitura suprem de frutas, legumes verduras regiões com pouco comércio, os chamados vazios urbanos.

Veja aqui os endereços dos Sacolões da Família da Prefeitura

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484