Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Passeio temático

Sábado é dia de visita ao Cemitério Municipal. Programe-se

20/02/2017 11:16:00

O último fim de semana foi diferente para o professor Renato Motta. Durante o sábado (18/02), ele e um grupo de pessoas participaram da visita guiada ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Foram duas horas de passeio, em que souberam mais da história do cemitério, das pessoas lá sepultadas e também apreciaram um pouco da arquitetura local.

A visita guiada ao Cemitério Municipal é um projeto da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A visita é coordenada pela pesquisadora Clarissa Grassi, presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.

Para Clarissa, a visita faz as pessoas olharem os cemitérios de outra maneira. "É uma aula de educação patrimonial. É uma forma de pertencimento, uma maneira de desmistificar os cemitérios. É um jeito de mostrar que neste espaço tem arte, história e muitas curiosidades".

Para o professor Renato Motta, o que mais chamou a atenção do professor foi a arquitetura dos túmulos. "Dá para ver muita coisa bonita. Coisas que eu nem imaginava encontrar aqui. Aprendi muito", disse Motta.

O conjunto arquitetônico também chamou a atenção da jornalista Leticia Cardoso. Ela acredita que projetos como esse ajudam a preservar o patrimônio da cidade. "Quando conhecem, as pessoas têm mais cuidado, mais respeito. Essa visita também acaba com o estigma do medo de cemitérios porque o cultural fica mais forte", avalia.

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o primeiro cemitério de Curitiba. Foi inaugurado em 1° de dezembro de 1854 pelo presidente da Província Zacarias de Góes e Vasconcellos e marcou o ingresso da cidade aos ideais higienistas. Possui uma área com 51.414m2, com 139 quadras e 5.743 túmulos. 

Para participar

As visitas diurnas acontecem aos sábados e as noturnas durante a semana. Há também visitas temáticas, a primeira será no dia 11 de março, em homenagem às mulheres que marcaram a história do Paraná, como a poetisa Helena Kolody, um dos nomes mais importantes da literatura paranaense, e Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil e a primeira do Paraná. 

Para participar da visita é necessário fazer a inscrição pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br. Na inscrição, é preciso informar o nome completo e o número da carteira de identidade (RG).

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484