Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Trabalho e Emprego

Revisão do Plano Diretor é discutida pelo Conselho do Trabalho

08/10/2014 11:53:00

A revisão do Plano Diretor de Curitiba foi discutida na manhã desta quarta-feira (08) durante a reunião ordinária do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho de Curitiba (CMERT).

“Vamos sugerir propostas que irão nortear a economia da cidade nos próximos 10 anos” disse o presidente do Conselho, Ildemar Gorges.

A conselheira e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Gina Paladino, apresentou palestra sobre os grandes desafios do desenvolvimento econômico e disse que Curitiba é uma cidade com bom grau de atratividade de investimentos. “Além de reter o que tem, ainda atrai empresas de fora”, afirmou.

Para Gina, o Plano Diretor deverá contemplar informações importantes e prever desafios como a economia de serviços; diversidade econômica das regiões da cidade; preservação da qualidade de vida; balanço energético e indicadores da sustentabilidade; ambiente urbano estimulador de soluções inovadoras; entre outros.

“A revisão é uma tarefa importante, por isso é fundamental pensar Curitiba como uma cidade de média metrópole que possui o quatro maior PIB do Brasil. São 151 mil estabelecimentos comerciais, 936 mil trabalhadores formais, 51 mil microempreendedores individuais e vocação para a economia criativa”, disse.

Plano Diretor

O Plano diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal. Ele deve induzir o projeto da cidade para o futuro, o crescimento e a transformação, ações prioritárias, metas a serem buscadas, instrumentos urbanísticos para normatizar o processo de construção e o mercado imobiliário e estabelecer o sistema de gestão democrática.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484