Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Trabalho e Emprego

Revisão do Plano Diretor é discutida no Conselho do Trabalho

10/09/2014 11:40:00

O processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba, que está sendo discutido com diversos segmentos da sociedade, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (10) aos membros do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (CMERT ).

“Levar a discussão da revisão do Plano Diretor para a sociedade civil organizada é fundamental para incentivar a sua maior participação nas tomadas de decisões sobre a cidade para os próximos dez anos”, disse a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

A apresentação foi feita pelo Coordenador Técnico da Revisão do Plano Diretor de Curitiba do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Miguel Roguski, a convite do presidente do Conselho, Ildemar Gorges. “O Plano Diretor é uma lei elaborada com a participação de todos. É o instrumento básico da política territorial que vai dizer como será o desenvolvimento do município, ou seja, o projeto da cidade que queremos”, explicou o coordenador.

A conselheira Maria de Fátima Azevedo, representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/PR), destacou a importância das ações integradas com a região metropolitana de Curitiba. “Essa necessidade está prevista inclusive na Lei Orgânica, por isso precisamos discutir juntos, sem impor nada”, disse Roguski.

As tendências de expansão urbana, especialmente para São José dos Pinhais, Colombo, e região Sul, e a integração em áreas como mobilidade, meio ambiente, saneamento e economia, concentraram as discussões.

O processo de discussão do Plano Diretor de Curitiba foi iniciado no dia 28 de março, quando mais de 300 pessoas participaram da primeira audiência pública, realizada no Salão de Atos do Parque Barigui. Desde então, foram organizados mais nove encontros, um em cada regional da cidade, entre os dias 26 de maio e 9 de junho, com o objetivo de complementar o diagnóstico da cidade de Curitiba para a revisão do Plano Diretor.

Entre 10 e 21 de novembro de 2014 será realizada a última série de audiências públicas nas Regionais com o objetivo de compatibilizar e elaborar a redação final das propostas apresentadas pela comunidade.

A sugestão de projeto de lei de revisão do Plano, a ser elaborado após estudos técnicos e manifestações colhidas nas diversas audiências públicas, será debatida pela população em conferência, na qualtambém será definido o texto final do projeto de lei do Plano Revisor de Curitiba, que será encaminhado à Câmara Municipal de Curitiba.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484