Luz dos Pinhais

Restaurada, Capela da Glória tem noite de Cantos Gregorianos

07/12/2018 10:45:00

Foi sob as últimas luzes do dia que dezenas de pessoas assistiram, na noite desta quinta-feira (6/12), a apresentação da Anunciação nos jardins da Capela da Glória, no bairro Alto da Glória.  A Encenação do Evangelho de Lucas, que descreve a Anunciação do Anjo à Virgem Maria, é baseado no episódio bíblico. A celebração contou com a presença do prefeito Rafael Greca. “Eu agradeço a oportunidade tão bonita de nos trazer de maneira tão tocante, singela e tão bem editada do mistério gozoso da Anunciação de Nossa Senhora, Mãe de Jesus”, disse Greca.

O espetáculo é dirigido por Edson Bueno e narra o momento em que a Maria aceita ser a Mãe de Jesus Cristo. Ao final do ato, todos foram convidados a entrar na capela para acompanhar o Coral Gregoriano de Curitiba.

Iluminado apenas pelo lume das velas, o Coral apresentou o recital do "Advento do Senhor através das Antífonas do Ó”, com a entoação das sete antífonas especiais do Tempo do Advento - pequenos textos em latim, compostos cada um com uma invocação de um símbolo do Messias no Antigo Testamento, que expressam a súplica da Igreja pela vinda de Cristo no mistério de sua Encarnação.

Restauro

O engenheiro Semi Andraus conta que conheceu a Capela da Glória aos 8 anos de idade e diz que frequentava as missas quando criança. Passados 52 anos a expectativa era grande para ver como a capela ficou após o restauro e acompanhar a apresentação do Coral.

“A capela ficou muito bonita, muito bem conservada”, disse Andraus. Ele mesmo canta em dois corais, nas Igrejas Nossa Senhora da Salete e na Bom Pastor, e diz que nunca tinha visto uma apresentação do Coral de Canto Gregoriano da cidade.  A esposa de Andraus, a socióloga, Josiana Andraus, não conhecia a capela e estava encantada com tudo. “É admirável que o prefeito Rafael Greca tem essa coisa de conservar a história, ficou linda a capela”, disse Josiana.

Capela da Glória

A Capela Nossa Senhora da Glória, recebe pela primeira vez após o restauro, uma noite em celebração ao Natal. A edificação de 182 metros quadrados integra o patrimônio histórico de Curitiba e foi entregue à cidade em agosto deste ano. O investimento de R$ 1,27 milhão contemplou além da capela, passeios e jardins. O restauro só foi possível porque a Prefeitura utilizou a Lei Municipal do Potencial Construtivo.

Contemplar a arquitetura única e com estátuas centenárias adquiridas na França no fim do século 19, incluindo um ícone raro de Nossa Senhora da Glória Assunta, tornam o passeio ainda mais agradável. Com o restauro, a construção passou a atender a legislação de acessibilidade. Agora a capela tem rampas de acesso e elevador junto ao portão principal.

Presenças

Além do prefeito, também acompanharam as apresentações a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; o presidente do Instituto Cultura e Arte de Curitiba (ICAC) Marino Galvão Jr. e o Padre Bonin.

Acompanhe a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais pelo endereço: http://natal.curitiba.pr.gov.br/