Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Inclusão

Regional Tatuquara vai ganhar novo centro de ensino especial

06/12/2018 16:30:00

A regional Tatuquara vai ter ampliada a atenção no ensino especial. A Prefeitura irá implantar, na Rua da Cidadania, o novo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) e reformular o Sistema de Transporte de Ensino Especial (Sites) para garantir o acesso dos estudantes em inclusão da região às unidades escolares. O CMAEE terá capacidade para atender de 130 a 150 estudantes.

As novidades foram anunciadas pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, nesta quinta-feira (6/12), na abertura do II Fórum Municipal de Educação Especial e IV Seminário de Práticas Exitosas do Profissional de Apoio 2018. O evento segue até sexta-feira (7/12), no Canal da Música, e deverá reunir mais de mil participantes entre profissionais da educação, estudantes e comunidade.

Maria Sílvia anunciou ainda que profissionais de apoio já foram contratados para atuar no próximo ano e iniciarão as atividades com crianças e estudantes a partir de 15 de fevereiro, no primeiro dia letivo de 2019. 

Serão 663 acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Psicologia de instituições de ensino superior no suporte à inclusão. Sempre sob a orientação do professor regente, os profissionais de apoio auxiliam crianças e estudantes de inclusão, de alta ou altíssima prioridade, em questões que envolvem aspectos de higiene, alimentação, locomoção e algumas atividades escolares.

Cadastro
Outra novidade é que, a partir da próxima segunda-feira (10/12), será aberto o cadastro para a inscrição de profissionais da rede municipal de ensino interessados em atuar na educação especial. O edital que estabelece os critérios para a participação já foi concluído e será publicado em Diário Oficial.

“A inclusão deve ser nosso ponto de partida para depois podermos pensar em ações equânimes e de qualidade para todos os nossos estudantes”, disse Maria Silvia. “O Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) nos ajuda a pensar, oportunizar, estruturar e fazer com que o dia a dia dos professores e estudantes corresponda às necessidades do atendimento educacional especializado, porém, incluir deve ser missão de todos nós”, destacou a secretária.

Diálogos
O fórum que segue até sexta promove diálogos entre as teorias e práticas em desenvolvimento nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEES), além de servir como formação para os profissionais de apoio que atuam nos processos de inclusão.

A abertura do evento também foi marcada pela emoção, com a apresentação do balé das crianças da APACN, instituição que ampara crianças e adolescentes com câncer, e relatos de estudantes, professores e profissionais de apoio sobre a vivência e práticas desenvolvidas nas unidades escolares ao longo do ano.

Formação 
De acordo com a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Gislaine Coimbra Budel, eventos como o fórum servem também à formação dos profissionais a partir da exposição de práticas de atendimento de estudantes em inclusão.

“É sobretudo um espaço para apresentarmos as potencialidades e habilidades dos nossos estudantes”, disse Gislaine.

Uma das apresentações do primeiro dia foi da acadêmica de psicologia da Unibrasil, Carolina Ribeiro Fermino. A partir do Programa Direito Inclusivo Assegurado, implantado em 2017, Carolina tem atuado como profissional de apoio às crianças e estudantes na rede. "Foi uma experiência riquíssima que me fez ter a certeza de que a psicopedagogia é a área que eu quero atuar”, disse Carolina.

A colação de grau de Carolina será nesta sexta-feira (7/12), porém, quando receber o diploma, já terá muita experiência positiva para compartilhar. “Foi um trabalho integrado com as professoras, pedagogas e as famílias dos estudantes. Um trabalho em que pude comprovar avanços dos estudantes no seu desenvolvimento e na socialização”.

Programação de Sexta-feira (7/12)

Manhã

8h – Credenciamento

8h30 - Abertura

Compartilhar de Experiência: O cotidiano dos CMAEES

Comunicação Oral: Relato de experiência: A inclusão no mundo do trabalho – Estudante: Igor Jula Gabriel

Rodada de perguntas: Inclusão e Atendimento Educacional Especializado

Comunicação Oral: Relato de experiência: O Projeto na Sala de Recursos de aprendizagem

Potencialidades em Foco: Jonathan no Teclado (Autista)

Compartilhar de Experiência: As Salas de Recursos Multifuncionais – Sob o olhar da escola e da família

Comunicação Oral: Classe Especial – Solta a "pisadinha" - alfabetização

Comunicação Oral: Práticas exitosas do profissional de apoio à inclusão

Compartilhar de Experiência: Prêmio Viva a Inclusão – Homenagem às unidades

Tarde

13h30 – Credenciamento

14h - Abertura

Rodada de perguntas: Inclusão e Atendimento Educacional Especializado

Palestra: Nicolas Brito – "Projeto Tudo que eu posso ser"

Contação de História: Estudante da SRAH

Potencialidades em Foco: Teatro: No fim do Arco Íris – Pequeno Cotolengo

Encerramento

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484