Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Todos iguais

Regionais terão brinquedos para crianças com deficiência

02/08/2018 17:19:00

A Prefeitura vai disponibilizar brinquedos inclusivos para crianças com deficiência nas dez Administrações Regionais da cidade. Nesta quinta-feira (2/8), o prefeito Rafael Greca conheceu como funcionam os equipamentos e determinou a compra dos materiais.

“A cidade de Curitiba quer ser a mais inclusiva do país. A ideia é educar as crianças, que são todas iguais e podem brincar juntas”, disse o prefeito Rafael Greca. A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) já comprou um kit dos equipamentos, que envolvem quatro brinquedos: balança, gangorra, tirolesa e um skate adaptado.

O prefeito explicou que as secretarias do Esporte, Lazer e Juventude e da Educação, dentro do programa de educação inclusiva, vão trabalhar juntas com os brinquedos para integrar crianças especiais nas atividades de lazer ao ar livre.

“Vamos comprar 11 kits de quatro brinquedos. Um será usado na Praça Oswaldo Cruz e os outros dez em cada regional da cidade”, explicou Greca. Nas regionais, os brinquedos ficarão nas Ruas da Cidadania.

Empresa curitibana

Os brinquedos são fabricados pela empresa In Move, que faz parte da marca de roupas curitibana Anjuus. Os equipamentos surgiram para atender à necessidade da família de Shirley Ordonio, diretora da In Move. Ela teve duas filhas gêmeas e uma nasceu com deficiência.

“Eu queria que minhas filhas brincassem juntas e surgiu a ideia dos brinquedos inclusivos”, disse Shirley. Na balança, por exemplo, é possível colocar a cadeira de rodas.

Na gangorra, a cadeira de rodas fica em um dos lados, para que as crianças brinquem juntas. No simulador de tirolesa a criança fica suspensa num colete e pode se movimentar. Já o skate adaptado tem uma estrutura de apoio, com colete. Outra pessoa empurra a estrutura para simular a sensação de andar no brinquedo.

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, o diretor de Lazer, Ronaldo Machado Babiak, Sarah Boiko, diretora da In Move, e Elias Boiko, diretor do grupo Anjuus, também participaram da reunião.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484