Fala Curitiba

Regionais Matriz e Boa Vista elegem prioridades para o orçamento

02/08/2018 11:23:00

A última fase do programa de consultas públicas Fala Curitiba vai até sexta-feira (3/8). Moradores das dez administrações regionais vão eleger as prioridades finais para composição da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 de Curitiba.

Nesta terça-feira (31/7) as consultas foram nas regionais Matriz, no auditório do Mercado Municipal, e Boa Vista, no salão da Paróquia São João Batista.

Com grande votação pelo site fala.curitiba.pr.gov.br, a Regional Matriz teve 843 votos online e 126 votos presenciais. Os moradores escolheram as seguintes demandas: segurança, com aumento de efetivo para a presença ostensiva e preventiva nos espaços públicos, mais rondas e estrutura para ampliar as atuações (191 votos); compra de módulos fixos, com viaturas e agentes, para intensificar a presença policial nos locais com grande incidência de delitos (185 votos); oferta de qualificação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho para a população em situação de rua (140 votos); maior atenção aos moradores de rua nos pontos de ônibus, nas praças e na região do Mercado Municipal (129 votos); e ações na comunidade Vila Torres para acompanhar a população em situação de rua (86 votos).

Tema recorrente nos encontros da Matriz, a segurança pública foi defendida pelo morador e presidente do Conselho de Comunitário de Segurança do Juvevê, Eduardo Siqueira. Ele pediu atuação maior da Guarda Municipal. “A Guarda pode ser efetivamente uma polícia municipal, como já acontece em outros países", disse ele. "Mas para isso é preciso ampliar a estrutura e a inteligência aplicada no trabalho”, comentou.

Boa Vista

No Fala Curitiba da Regional Boa Vista foram 1.761 votos online e 573 votos presenciais. Os vizinhos José Luiz Cândido e Oscar Barros Penteado souberam do Fala Curitiba por um panfleto entregue pela administração regional e desde o ano passado acompanham todos os encontros do programa da regional.

“A nossa luta é por asfalto no Jardim Aliança e uma cancha para os idosos na minha rua, a Salvador Herrera Requena.”, disse José Luiz. “Tem também um terreno da Prefeitura lá perto de casa que estamos pedindo que vire praça ou cancha”, complementou Oscar.

As cinco demandas eleitas pela população foram: contratação de projeto para execução de obras de drenagem para ampliação da vazão de águas pluviais na Rua Brigadeiro Artur Carlos Peralta, entre a Leonardo Krazinski e a Valdomiro Silveira (340 votos); ampliar os recursos humanos nas unidades básicas de saúde da regional (233 votos); execução de obras de drenagem e contenção de talude no Rio Bacacheri Mirim para evitar alagamentos na Rua José Gildo Beleski (219 votos); aumentar a oferta de consultas de especialidades (215 votos); e reforço na sinalização da Rua João Guariza e estudo para implantação de semáforo na esquina com a Anita Garibaldi (158 votos).

O que está sendo feito

Das 52 demandas eleitas pela população no Fala Curitiba do ano anterior, 43 já foram encaminhadas e nove estão em análise.

Na Regional Matriz, que engloba os bairros Ahú, Bom Retiro, Hugo Lange, Prado Velho, Alto da Glória, Cabral, Jardim Botânico, Rebouças, Alto da XV, Centro, Jardim Social, São Francisco, Batel, Centro Cívico, Juvevê, Bigorrilho, Cristo Reis e Mercês, todas as demandas eleitas no ano passado já foram encaminhadas. São elas: contratação de professores; controle de roedores; aumento de efetivo policial e viaturas, estrutura modernizada para a Guarda Municipal e mais guardas à paisana para flagrar tráfico de drogas; melhor sistema de monitoramento de segurança, utilizando Centro de Monitoramento da Secretaria Estadual de Segurança Pública e integrando Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil; projeto para garantir vazão de águas pluviais e conter alagamento do vale do Rio Juvevê.

Na Regional Boa Vista, que engloba os bairros Abranches, Barreirinha, Pilarzinho, Taboão, Atuba, Boa Vista, Santa Cândida, Tarumã, Bacacheri, Cachoeira, São Lourenço, Tingui e Bairro Alto, todas as demandas eleitas também já foram encaminhadas, antes mesmo do prazo final (31 de dezembro). São elas: abertura de mais vagas nas escolas municipais da região do bairro Cachoeira; reposição de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem nos postos de saúde com maior déficit; ampliação e acessibilidade da Unidade de Saúde Vila Leonice; revitalização do Centro Cultural da Vilinha do Bairro Alto, com cancha e melhoria da iluminação; e aumento do efetivo da Guarda Municipal.

Como funciona

O processo da consulta pública do Fala Curitiba é igual em todas as regionais. Às 19h é dado início ao encontro. Em seguida, são apresentadas a composição da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentaria Anual (LOA) e como funciona o programa.

Após as apresentações é disponibilizada uma cédula de votação para cada cidadão presente, com até 20 opções apontadas pela população nas fases anteriores do programa. Na sequência o debate é aberto e os moradores podem defender e pedir voto publicamente para a demanda que acharem necessária.

Por fim, todos os votos registrados no evento são somados aos votos feitos pelo site do Fala Curitiba.

Próximos encontros do Fala Curitiba

Quinta-feira (2/8), às 19h

Regional Pinheirinho, na Rua da Cidadania (Avenida Winston Churchill, 2.033)

Sexta-feira (3/8), às 19h