Regionais escolhem delegados para plenária do Conselho das Cidades de Curitiba

10/12/2014 14:22:00

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) cumpriram mais uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor na noite desta terça-feira (09). Com o apoio das administrações regionais, o instituto coordenou as eleições dos delegados territoriais que irão apreciar o anteprojeto da lei de revisão do Plano Diretor de Curitiba durante a plenária expandida do Concitiba.

As eleições foram realizadas de forma simultânea nas nove administrações regionais, das 18h30 às 20h30. O processo eleitoral foi divulgado, a partir de 10 de novembro, durante a segunda rodada de audiências públicas de revisão do Plano Diretor, por meio de reportagens e no hotsite dedicado ao tema. As regras que nortearam a eleição integram o Regimento Interno da Plenária Expandida do Concitiba que foi aprovado pelos conselheiros. Ao todo se apresentaram 76 candidatos em todas as regionais.

Os pretendentes a delegados territoriais tiveram prazo de 1º a 5 de dezembro para inscrever suas candidaturas e tiveram de comprovar residência nas respectivas regionais. Durante a eleição, a média de público em cada regional foi de cerca de 80 pessoas. A Regional Cajuru teve público maior, de aproximadamente 220 pessoas que compareceram para votar.

Todos os votantes assinaram listas de presença nas quais registravam seus nomes completos, endereços residenciais e telefones de contato. Antes da eleição, os candidatos fizeram uso da palavra para apresentar suas propostas. A votação aconteceu por aclamação das candidaturas. Nas votações mais apertadas, para que não restassem dúvidas, era feita a contagem de votos. “Nas regionais, todas as pessoas se conhecem. Ainda assim, fizemos questão de registrar todos os votantes para garantir que tanto os eleitos quanto os eleitores sejam residentes nas regionais. E a eleição por aclamação é uma forma genuína e democrática de escolha. Estamos muito felizes com a resposta da comunidade e com o cumprimento de mais essa etapa”, disse o presidente do Ippuc e do Concitiba, Sérgio Póvoa Pires.

Os 18 delegados territoriais eleitos vão se juntar aos 64 conselheiros do Concitiba que foram alçados à condição de delegados por segmentos sociais para apreciar o anteprojeto de Lei de Revisão do Plano Diretor durante a Plenária Expandida do Conselho da Cidade de Curitiba que será realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015. Além de apreciar o documento, os 82 delegados também poderão apresentar emendas que serão analisadas pelo prefeito Gustavo Fruet.

“Este é um momento muito importante na vida da cidade. Todas as oportunidades são válidas para opinar e participar. A cidade não é construída num gabinete. Precisa contar com o olhar de seus moradores, e é isso que vamos fazer”, disse a delegada eleita pela Regional Boqueirão, Salete Bagolin Bez, que é professora e atua junto à Associação de Moradores Itamarinês. “Participei das Oficinas nas Regionais, quando construímos um mapa com os problemas e necessidades de nossa Regional. Venho acompanhando de perto todo o processo de revisão do Plano Diretor e estou muito feliz por participar. É uma forma de ajudar a cidade e as pessoas”, disse o empresário Dionísio Cecílio Flo, também eleito delegado territorial pela Regional Boqueirão.

Confira os nomes dos 18 delegados territoriais eleitos, sendo dois por Regional:

Regional Matriz

Fátima Nazaré Câmara Maia