Fala Curitiba

Regionais CIC e Portão elegem prioridades para o orçamento

01/08/2018 12:05:00

A última fase do programa de consultas públicas Fala Curitiba segue ouvindo a opinião dos moradores nas regionais da cidade. Até sexta-feira (3/8) as 10 Administrações Regionais vão eleger as prioridades finais para composição da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 de Curitiba. Na noite desta terça-feira (31/7) as consultas foram com os moradores das regionais CIC e Portão, nas Ruas da Cidadania.

A Regional CIC teve 284 votos online e 439 votos presenciais e foram escolhidas as seguintes prioridades: segurança, abertura da UPA CIC, mais vagas para crianças em creches, limpeza pública e saúde.

Os pedidos de segurança foram para intensificar as blitz e abordagem aos coletivos, através de parceria com a guarda municipal. Foram 95 votos nesta prioridade. Garantir a abertura da UPA CIC recebeu 78 votos. Mais vagas para crianças nos Centros Municipais de Educação Infantis (Cmeis) teve 78 votos. Na limpeza pública os 68 votos pediram uma campanha para conscientização da população em relação a questão do lixo. A manutenção do estoque de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde, evitando o desabastecimento teve 65 votos.

Frequentadora assídua das reuniões do Fala Curitiba da Regional CIC, a líder comunitária Atercila Valentin Trindade dos Santos e sua neta Fabiele Jhuliani Trindade dos Santos foram até a reunião defender as demandas do bairro em que moram.

“Participamos de todos os encontros aqui, pois precisamos de mais atenção no Passaúna, as linhas de ônibus, asfalto e mais vagas de creche”, comentou Atercina que também pediu a abertura urgente da UPA da CIC. “Não importa quem vai fazer, o que a gente precisa é que ela atenda o nosso povo, não podemos esperar”, disse.

Portão

No Fala Curitiba da Regional Portão foram 887 votos online e 325 votos presenciais. Daniela Schwarzbak, moradora do Fazendinha, defendeu melhorias na região que mora. “Fiquei sabendo do Fala no telejornal e vim defender as prioridades do Fazendinha, mas que os benefícios não sejam só para rua que mora, mas para toda a região”, disse.

As cinco demandas eleitas pela população foram: drenagem - projeto para contenção das margens, limpeza e despoluição do córrego da rua Arthur Suplicy de Lacerda no Jardim Esplanada (353 votos); segurança - aumento de viaturas para melhoria de rondas (232 votos); aumento do efetivo da Guarda Municipal (139 votos); implementação do serviço de módulos móveis em toda a região do Portão (135 votos); saúde - ampliar quadro de recursos humanos com mais médicos e enfermeiros (113 votos).

O que está sendo feito

Das 52 demandas eleitas pela população no Fala Curitiba do ano anterior, 43 já foram encaminhadas e nove estão em análise.

Na Regional Portão, as demandas já encaminhadas são: abertura do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Santa Schier; melhorar itens básicos de medicamentos e recursos humanos (equipe de enfermagem, médicos e demais profissionais) nas Unidades Básicas de Saúde; cursos gratuitos para adultos e adolescentes de corte e costura, cabeleireiro, bordados, gastronomia e marcenaria no entorno das igrejas Portão, São Jorge e Santa Quitéria; implantação do Programa Câmbio Verde na Comunidade Portelinha; troca de piso da quadra poliesportiva do eixo de animação Arthur Bernardes e o semáforo na Av. Nossa Senhora Aparecida com a Rua Dep. Nilson Ribas.

Na Regional CIC, as demandas já encaminhadas são: reforma e ampliação do Posto de Saúde Vila Verde; regularização dos medicamentos para disponibilizar nas farmácias dos postos de saúde; aumento do número de médicos e equipes de enfermagem; e aumento do orçamento para ofertar capacitação profissional para a comunidade, principalmente jovens.

Como funciona

O processo da consulta pública do Fala Curitiba é igual em todas as regionais. Às 19h é dado início ao encontro. Em seguida, são apresentadas a composição da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentaria Anual (LOA) e como funciona o programa.

Após as apresentações é disponibilizada uma cédula de votação para cada cidadão presente, com até 20 opções apontadas pela população nas fases anteriores do programa. Na sequência o debate é aberto e os moradores podem defender e pedir voto publicamente para a demanda que acharem necessária.

Por fim, todos os votos registrados no evento são somados aos votos feitos pelo site do Fala Curitiba.

Próximos encontros do Fala Curitiba

Quarta-feira (1/8), às 19h

Regional Matriz, no auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (Rua da Paz, 608)

Regional Boa Vista, no salão da Paróquia São João Batista (Rua Guilherme Ilhenfeldt, 1.037)