Mobilidade

Rede de ciclofaixas de Curitiba ganha mais 57,1 quilômetros

08/05/2014 18:07:00

Até o final de junho, a Prefeitura Curitiba entregará à população de Curitiba 57,1 quilômetros de ciclofaixas, concluindo a primeira etapa do projeto de ciclomobilidade da cidade.

“Estamos investindo na humanização de Curitiba e apostando na intermodalidade do transporte no município. É uma forte determinação para que o ciclista não seja mais invisível no trânsito curitibano", afirma o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires.

Além das ciclofaixas em fase final de implantação, já foi licitado e fechado o contrato para o projeto de ciclomobilidade na Avenida Manoel Ribas, entre o Cemitério de Santa Felicidade e o Contorno Norte, com previsão de entrega em novembro deste ano.

Também estão sendo finalizados os editais de licitação dos primeiros lotes de quatro novos projetos cicloviários: microrrede da CIC (20,7 quilômetros), rota Pinhais-Centro (7 quilômetros), rota Norte-Sul no Sítio Cercado (11,7 quilômetros) e Circuito Interparques (3,7 quilômetros), que no total acrescentarão mais 43,1 km de ciclofaixas em Curitiba.

Todas essas obras fazem parte do novo Plano Diretor Cicloviário, que prevê investimentos de R$ 90 milhões até 2016. O plano prevê a implantação de 300 quilômetros de vias cicláveis na cidade – mais do que o dobro da malha cicloviária atual, que é de 127 quilômetros –, a instalação de bicicletários junto aos terminais de ônibus (para integrar os dois modais) e uma série de outras medidas que, juntas, efetivam a bicicleta como um modal de transporte em Curitiba.

Dos 300 quilômetros de vias cicláveis a serem implantados, 90 quilômetros são ciclorotas (vias de tráfego comum e de baixo movimento, em que veículos motorizados e bicicletas compartilham o mesmo espaço, com preferência para os ciclistas): 80 quilômetros são vias calmas (nas quais a velocidade máxima para veículos motorizados será reduzida e os ciclistas circularão em áreas demarcadas) e 130 quilômetros, outros tipos, como ciclovias, ciclofaixas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas.

Veja onde estão sendo instaladas as ciclofaixas da primeira etapa do plano:

19,2 km sobre a calçada da Av. Com. Franco;

11 km na Rua Eduardo Pinto da Rocha;

8,3 km na Av. Mal. Floriano Peixoto, entre o Terminal do Carmo e a divisa com São José dos Pinhais;

6,3 km na Via Calma, na Av. Sete de Setembro;

5 km na Linha Verde Norte;

3,4 km na Linha Verde Sul;

2,3 km na calçada da Av. Getúlio Vargas;

1,6 km no passeio compartilhado do Parque Guaracá.