Linguagem de sinais

Recital de poesia em Libras marca a formatura de servidores

08/05/2017 14:28:00

Nesta segunda-feira (08/05) mais 25 servidores públicos municipais se formaram no curso intermediário da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma parceria do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap( com a Faculdade de Ensino Superior do Paraná (Fesp). O curso de Libras já está na terceira edição e é voltado a servidores públicos municipais que queiram aprender a técnica ou evoluir no aprendizado da linguagem internacional para surdos.

Na cerimônia cada formando apresentou um recital de poesia traduzido para a linguagem de Libras, como exercício prático de conclusão do módulo. Foram interpretados no palco poemas de Paulo Leminski, Vinicius de Moraes, Cora Coralina, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier.

“É uma oportunidade única pra gente ampliar o conhecimento e melhorar a comunicação no serviço público. Além da nova linguagem, também entendemos melhor o que os surdos passam e como lidar com eles da melhor forma possível”, comenta a servidora municipal Eveline Abramovici Pilotto.

A Fesp, instituição que completa 80 anos em novembro se consolidando como a segunda mais antiga instituição de ensino superior do Paraná, é parceira do Imap e da Prefeitura no curso, oferecendo o professor e a estrutura necessária para a formação dos alunos.

“Em 2017, a Fesp completa 80 anos e na história da instituição a Prefeitura de Curitiba está inserida. Essa parceria com o Imap é exemplo da nossa união e preocupação com o desenvolvimento humano e social”, comenta Carlos Eduardo Magalhães, presidente da Fesp.

A equipe da Coordenação Municipal da Pessoa com Deficiência participou da cerimônia que diplomou os servidores: Adriano de Souza Pereira, Aline Francielle Faria Santos Mendes, Alzira Aparecida Fernandes Ribeiro, Ana Lucia Cardoso da Silva, Andrea Timoteo da Silva, Andreia Barbosa, Anna Elisa Rosendo Hoffman, Bruno Alka Cordeiro, Cecília Lira da Motta Bueno, Eliane Gomes Vasques, Edvaldo Martins da Silva, Eveline Abramovici Pilotto, Ivaldete do Rocio de Castro, João Vicente Ferrari, Joelma Campos Ferreira, Juarez Sentone Sbalqueiro, Larissa de Fátima Vieira Lourenço, Odenice Bernardina Ezequiel, Patricia Lee Goes Cardoso, Roberta Rossi Salles Marchiori, Sandra Mara da Silva Ribeiro Alves, Sidney Filardo, Silvana Olimpio Silvia Furquim, Silvana Schweigert e Suzana Fortes Cruz.

O próximo curso está previsto para o segundo semestre deste ano, os servidores interessados devem enviar nome completo e telefone de contato para: imap@imap.curitiba.pr.gov.br