Registrar
Acesso à Informação
Pesquisar
Sex, 31/10/14
Tempo Hoje
maxima minima
29º
20º
Prefeitura Municipal de Curitiba

Volta às aulas

Recepção acolhedora, alunos motivados o ano todo

04/02/2011 11:26:00
  • Compartilhe

A volta às aulas dos 140 mil estudantes da rede municipal está marcada para 9 de fevereiro. Os professores devem estar atentos para esse momento, pois uma recepção acolhedora, bem organizada, é o primeiro passo para despertar o interesse dos estudantes pelas atividades escolares durante todo o ano.

A organização das salas, a apresentação de professores e alunos, a interação dos estudantes e a recepção dos pais e da comunidade escolar fazem parte desse processo.

"É mais fácil fazer com que os estudantes se adaptem e comprometam com as atividades quando tudo está organizado desde o início e quando a escola se mostra feliz em recebê-los", afirma a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Maria José Ripol Diniz Serenato.

Nas creches - Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que atendem crianças de zero a cinco anos de idade em berçário, maternal e pré-escola, o primeiro dia de aula também merece atenção. Mas as orientações para a adaptação das crianças são feitas bem antes do início das aulas.

A diretora do Departamento de Educação Infantil da secretaria, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, explica que o trabalho começa já no período de matrículas.

Na ocasião, os pais conhecem a estrutura física dos CMEIs, as salas de atendimento, os espaços de lazer e de amamentação. Também são orientados sobre o cardápio que será oferecido aos filhos, o trabalho das educadoras e os projetos pedagógicos.

"Para que a criança se sinta bem, os responsáveis também precisam ter segurança. Essa conversa é o primeiro passo para formar uma relação de confiança entre os pais e o CMEI", diz Ida.

O período de adaptação ou readaptação das crianças no CMEI será flexível. "Nos primeiros dias, recomenda-se que as crianças permaneçam nas unidades de duas a três horas diárias. Esse tempo vai gradativamente aumentando conforme a adaptação de cada um", afirma Ida.

DICAS PARA OS PROFESSORES:

Atitude acolhedora: os profissionais podem organizar murais, cartazes, mensagens e projeções de boas-vindas.

Comunidade - além dos alunos, é preciso estar atento à recepção dos pais e de toda a comunidade escolar. Conte com o apoio da equipe para uma boa acolhida. Os apoios administrativos e secretários escolares devem auxiliar pais e alunos na localização das salas e turmas nos diferentes espaços da escola. 

Lista de identificação - o nome dos estudantes deve ser colocado nas portas das salas para facilitar a localização. 

Organização - a sala deve estar limpa, com carteiras, cadeiras e os demais materiais em ordem e dispostos de forma atrativa e de fácil acesso aos estudantes.

Atenção especial - preparar equipe auxiliar de apoio para abordar e acolher os estudantes que demonstram insegurança, choram ou têm resistência em permanecer. 

Espaço escolar: os alunos devem conhecer os espaços comuns, sobretudo os de atendimento às necessidades básicas, tais como bebedouros e banheiros. 

Apresentações - todos devem se conhecer desde o início. Peça para os estudantes contarem um pouquinho sobre a vida, as férias, o que mais gostam de estudar. Fale sobre você, sua carreira e explique as regras de convivência em sala de aula e nos demais espaços escolares.  

Dinamismo - atividades estimulantes e desafiadoras fazem com que os alunos tenham vontade de retornar. 

PARA OS PAIS: 

Diálogo - conversar previamente com as crianças sobre a escola, o ano letivo, as possibilidades de fazer novas amizades, de aprender, de conhecer novos espaços e de ter autonomia. 

Importância - valorizar a escola como um espaço social e cultural organizado para o processo de ensino. 

Segurança - colocar-se confiante quanto à segurança da criança no espaço escolar e dar a ela a referência do professor como a autoridade a quem recorrer. 

Saída - fazer com que a criança tenha segurança sobre quem vai buscá-la no final das aulas.

Sem atraso - deixar a criança na escola muito próximo do horário de início das aulas e pegá-la imediatamente após o término. 

Reconhecimento - valorizar a criança pelo progresso no estudo, seu empenho e dedicação. 

  • Compartilhe