Fala Curitiba

Rebouças, Caiuá e Tingui elegem suas prioridades para o Orçamento

10/05/2018 10:05:00

Moradores dos bairros Tingui, Rebouças e Caiuá elegeram na noite desta quarta-feira (9/5) as ações prioritárias que gostariam de ver implementadas em suas regiões. O encontro para discutir e selecionar os temas faz parte da terceira fase do Fala Curitiba, que está sendo realizado em todos os 75 bairros da capital.

O programa seleciona as prioridades da população e serve de subsídio para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019.

Os três bairros fazem parte, respectivamente, das regionais Boa Vista, Matriz e CIC.

No Rebouças, o evento reuniu 55 pessoas na Escola Municipal Vila Torres, enquanto no Cauiá a reunião foi Clube da Gente CIC. No Tingui, as discussões foram realizadas na Escola Municipal Eny Caldeira.

Nos três locais, os moradores e seus representantes debateram interesses em sete áreas predefinidas na etapa anterior para escolher as que são consideradas mais relevantes para a comunidade.

“Quem sabe onde estão os problemas é quem está mora perto dele”, destacou o administrador da Regional Matriz, José Dirceu Matos. “Por isso a participação da comunidade é fundamental.”

Temas escolhidos
No Rebouças, as prioridades eleitas foram nas áreas da Guarda Municipal, limpeza e iluminação públicas, atenção a pessoas em situação de rua, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde, circulação e sinalização de Trânsito.

A educadora Maurina Carvalho da Silva, 60 anos, levou suas demandas com a confiança de quem já teve propostas ouvidas e realizadas pela Prefeitura pelo Fala Curitiba. Entre os pedidos dela e da vizinhança, está a construção de um muro de arrimo do Rio Belém na altura da Rua Josefina Zanier.

No ano passado, ela foi uma das participantes que elegeram o controle efetivo de roedores e a contratação de professores para os CMEIs como prioridades da Regional Matriz. As duas propostas entraram para o Orçamento-2018 de Curitiba e já foram realizadas. “Venho em todas as reuniões do Fala Curitiba. Todo mundo deveria vir também, para saber o que está acontecendo, participar e poder cobrar depois”, afirma.

Próximos
Nesta quinta feira (10/5), os bairros Vista Alegre, Umbará e Guaíra recebem as reuniões da terceira fase do Fala Curitiba, a partir das 19h. Os encontros serão na Paróquia Bom Pastor (Rua Victório Viezzer, n°810, Vista Alegre); na Igreja São Sebastião (Rua Nicola Pelanda, nº 8025, Umbará) e no Instituto Salesiano de Curitiba (Rua Rio Grande do Sul, n° 1661, Guaíra).

As reuniões desta terceira fase do Fala Curitiba seguem até 26 de junho.

Na próxima fase, a partir de julho, as prioridades eleitas serão validadas técnica e juridicamente. Em agosto, agosto, seguem para a votação popular final e inclusão no orçamento de 2019.

Para mais informações e consulta ao calendário completo, acesse o site: fala.curitiba.pr.gov.br