Prefeito nos bairros

Rafael Greca orienta a estruturação urbana do Tatuquara

27/01/2017 16:58:00

Integrar a região do Tatuquara ao restante da cidade é a tarefa determinada pelo prefeito Rafael Greca ao corpo técnico da Prefeitura. “É uma região que precisa ter ligação com a cidade, seja com a Vila Verde, o Umbará, Ganchinho, Pinheirinho ou Araucária”, disse Greca, na visita que fez à regional nesta sexta-feira (27).

O prefeito afirmou que é preciso projetar uma malha viária comum com circulação única, como nos moldes do que fez no Bairro Novo e no Sítio Cercado. “Temos que fazer isso para termos unidade, uma cidade só. A Prefeitura vai entrar sem medo, porque nesta região estão os que mais precisam de nosso trabalho. Foi visitar as áreas mais carentes daqui que me fez ser candidato a prefeito. Me assusta o abandono desta região”, disse.

Na visita, Greca esteve acompanhado do administrador regional, Jadir Silva, do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, do presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert, e de parte da equipe técnica do instituto. O deputado federal Luciano Ducci e os vereadores Mestre Pop e Rogério Campos também o acompanharam.

Rua da Cidadania

O prefeito iniciou o roteiro pela Rua da Cidadania do Tatuquara, onde determinou que sejam instalados um Restaurante Popular e uma biblioteca, além de serviços de cartório e alistamento militar. “É preciso que a Rua da Cidadania cumpra a função de atender aos habitantes com todos os serviços disponíveis”, disse Greca.

Ele também orientou que os auditórios das sedes das regionais tenham programações culturais, para que não fiquem ociosos. “São espaços que ficam vazios e que podem ser utilizados para oferecer arte à população. Podemos trazer um circuito de música da Fundação Cultural às Ruas da Cidadania.”

A arborização da área externa foi outra determinação do prefeito para o equipamento, que ainda tem uma área anexa reservada para a implantação de um terminal de transporte.

Viaduto da Vila Pompéia

A obra inacabada do viaduto da Vila Pompéia sobre a BR-116 foi vistoriada e uma solução proposta pelo Ippuc será encaminhada a pedido do prefeito.

O projeto prevê a construção de uma alça na via direita de tráfego paralela ao viaduto para dar acesso à BR-116 no sentido Sul. Ao mesmo tempo, deverá ser feita uma faixa no contrafluxo do sentido do tráfego, para que os moradores que têm casas do lado esquerdo da via tenham saída pelo acesso ao bairro.

Outro cruzamento com a BR-116 visitado pelo prefeito foi o da rua Angelo Burbelo, mais ao sul, onde está prevista a construção de uma transposição da rodovia, fazendo a ligação do Tatuquara e Campo de Santana com o Umbará e Ganchinho.

Caximba

A Vila 29 de Outubro, originária de uma ocupação, e outros loteamentos irregulares (Primeiro de Setembro, Vila Juliana, Dona Danta, Vila Milhinho, Sapolândia e Vila dos Cruz), onde vivem perto de sete mil pessoas, fazem parte de um aglomerado com grande necessidade de infraestrutura.

Na Rua Francisca Beralde Paulini, o prefeito ouviu a demanda da comunidade. A presidente da Associação de Moradores da Vila 29 de Outubro, Rosenil (Anita) do Rocio dos Santos Fragoso, apresentou a Greca os pedidos por creche comunitária, áreas de lazer e redes de esgoto e iluminação pública, estas últimas demandadas à Copel e à Sanepar.

Greca disse que a Prefeitura está empenhada a atender às demandas que devem ser encaminhadas à Administração Regional do Tatuquara.

“É incrível terem permitido a construção de um bairro em cima de um aterro formado por lixo e caliça. É uma área que já nasce insalubre. É dever da Prefeitura e do Ippuc arrumar o que for possível, bem como proteger a população e o berço dos rios Barigui e Iguaçu, que já foram um dos lugares mais bonitos de Curitiba.”

A Regional do Tatuquara, situada no extremo Sul de Curitiba, é formada pelos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara. Segundo a projeção populacional para 2016 há 112.873 habitantes na região (eram 81.959 em 2010, segundo o Censo do IBGE).