Torneio de robótica

Quatro escolas municipais propõem soluções para cuidar dos animais

16/02/2017 18:42:00

Quatro escolas municipais participarão nesta sexta-feira (17) e sábado (18) da etapa regional da First Lego League (FLL) 2016-2017 – o torneio anual de robótica que reúne estudantes de escolas públicas e particulares de todo o mundo.

O evento incentiva os adolescentes a estudar os problemas da vida em sociedade e a propor soluções e acontecerá no Colégio SESI da CIC, na Rua Senador Accioly Filho, 250, a partir das 13h30.

As escolas municipais participantes desta fase são Papa João XXIII (equipe Papa Power), São Miguel (equipe Fusion Robôs), Durival Britto e Silva (equipe Conectados) e Prefeito Omar Sabbag (equipe Cyber Rex).

Obedecendo ao desafio proposto para esta edição do torneio, meninas e meninos integrantes dos grupos criaram soluções para melhorar a vida dos animais na convivência com humanos. Os projetos decorrem de pesquisas sobre situações preocupantes e de interesse coletivo.

Ideias

A equipe da escola Durival Britto pretende diminuir o atropelamento de tamanduás-mirins, comuns em um trecho da estrada que passa por Morretes (Litoral do Paraná), por meio de uma câmera com iluminador infravermelho (IR).

Na Papa João XIII, os jovens cientistas trabalham para reduzir os acidentes aéreos causados por pássaros na decolagem. Por isso, criaram um protótipo com sensor de presença que ativa sinais ultrassônicos e luminosos para afastar as aves da cabeceira das pistas dos aeroportos.

Na São Miguel, a proposta é facilitar o contato entre organizações não governamentais e interessados em adotar animais de rua por meio de um aplicativo que opera nos moldes de sites de relacionamentos.

Na Omar Sabbag, a ideia é ajudar os cães cegos a não se ferirem em suas rotas. Um sensor ultrassônico instalado no corpo do animal emite um alarme sonoro a meio metro dos obstáculos, levando o bicho a parar e seguir outro caminho.

Destaques

Das equipes participantes, duas já foram premiadas por causa dos projetos apresentados na FLL anterior: Conectados, da escola Durival Britto e Silva, e Cyber Rex, da Prefeito Omar Sabbag.

Conectados defendeu o projeto Ecochicle, que prevê o descarte de goma de mascar em lixeiras específicas e destinação da coleta para usos diversos, como a construção civil. Na etapa internacional, nos Estados Unidos, ficou em 46º lugar entre 107 participantes.

Cyber Rex desenvolveu o aplicativo para smartphone Ecocyberscanner, para destinação correta do lixo gerado por embalagens em geral. O projeto venceu a categoria Jovens Empreendedores do 10º Prêmio Ozires Silva, entregue na semana passada.