Consulta públicas

Quatro bairros apresentam prioridades no Fala Curitiba

25/05/2018 14:22:00

Reunidos no auditório do Rua da Cidadania de Santa Felicidade, na noite desta quinta-feira (24/5), moradores de Santa Felicidade, do Butiatuvinha e da Lamenha Pequena participaram de encontro do Fala Curitiba e detalharam as propostas de cada bairro para compor o orçamento municipal de 2019. Na mesma noite, o programa passou pela Vila Izabel.

As próximas reuniões serão na segunda-feira (28/5), no Clube Recreativo Dom Pedro II do Água Verde (Rua Brigadeiro Franco, 3.662); e na terça-feira (29/5), com os moradores do Centro e São Francisco, no Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento (Rua Mateus Leme, 35, São Francisco) e do bairro Fanny, na Paróquia São Miguel Arcanjo (Rua Padre da Nóbrega, 1.575). Todos começam às 19h.

O Fala Curitiba está na terceira fase. Além das consultas públicas, também é possível acompanhar o andamento das demandas eleitas no ano anterior e votar nas prioridades pelo site fala.curitiba.pr.gov.br. Todas as reuniões são públicas e as demandas eleitas são analisadas e respondidas pelos órgãos responsáveis.

Vila Izabel

O administrador regional do Fazendinha, Gerson Gunha, conduziu a reunião no bairro Vila Izabel. Ele explicou como funciona o programa Fala Curitiba e apresentou as mais de 20 ruas da região que receberão asfalto novo este ano, em uma grande ação da gestão do prefeito Rafael Greca para renovar a pavimentação na cidade. “Uma das principais demandas da população está sendo atendida em um grande programa de asfalto novo em mais de 250 ruas, algo que nunca foi feito na cidade e já está em execução. Aqui na região já recebemos o binário da João Alencar Guimarães e Major França Gomes e muitas outras ruas”, comentou.

Drenagem

Os moradores do Vila Izabel se concentraram em maior número no grupo que tratou do tema drenagem. Os técnicos do município esclareceram dúvidas e explicaram como funciona a rede de águas pluviais, as caixas de contenção e o fluxo dos rios, córregos e afluentes da cidade.

Por fim, os moradores elaboraram as prioridades e elegeram como proposta da região melhorias na drenagem da Avenida Getúlio Vargas e na Rua Professor Sebastião Paraná, assim como a implantação de tubulação paralela para solucionar alagamentos na esquina das ruas Prof. Ulisses Vieira, seguindo pela rua Pedro Collere, até o Parque Vila Izabel.

Já as irmãs Eliane Nunes da Rosa e Rosicleide Defavari, do Centro de Educação Infantil Madre Carmela de Jesus, foram pedir um solução para a travessia dos alunos da instituição. A unidade fica na descida de um rua e muitas vezes carros passam em alta velocidade. “Viemos pedir uma lombada ou travessia elevada para os nossos alunos na Rua Estado de Israel. Precisamos de uma solução.”, comentou a irmã Rosicleide. O pedido foi encaminhado para a Setran, que já está analisando a questão.

Para saber mais sobre o programa de consultas públicas, calendário dos encontros e demandas eleitas para cada regional da cidade, acesse o site fala.curitiba.pr.gov.br.