Projeto #Tamojunto reforça prevenção às drogas em escolas municipais

13/03/2018 12:13:00
Professores de escolas municipais participaram nesta segunda-feira (12/3) do início da formação de profissionais para o Programa #Tamojunto, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com órgãos estaduais e municipais, e que tem como missão afastar jovens e crianças das drogas. A formação foi realizada no auditório do Jardim Botânico e ministrada por profissionais das secretarias municipais da Saúde e da Educação e representantes do Governo do Estado.
Este ano, novas turmas das escolas de 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino integram as ações de formação de profissionais. As atividades do programa incluem aulas de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. Nas unidades da rede curitibana, a cada semana é tratado um tema diferente, como identidade do adolescente, drogas e seus fatores de risco e proteção, crenças, normas e informações sobre drogas, álcool, cigarro, estratégias de enfrentamento ao uso de drogas, solução de problemas e tomada de decisões.
“É importante destacar que o tema deve ser desenvolvido por todas as áreas do conhecimento. Além dos estudantes, os pais também participam do projeto e são contemplados com oficinas sobre o assunto, realizadas uma vez ao mês”, explica a coordenadora do projeto na Secretaria Municipal da Educação, Alessandra Chaves.
Durante a aplicação do #Tamojunto, as escolas contam com visitas de acompanhamento, feitas pelos multiplicadores locais do programa, com objetivo de dar suporte à condução das atividades.
Segundo a professora Camila Aparecida Brito, da Escola Municipal Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, a prática torna possível o diálogo e o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes, que acabam atuando como multiplicadores das temáticas.
“O programa consolida estratégias de prevenção ao uso de drogas no município, aproximando professor e estudante com atividades que promovem projetos de vida por meio de escolhas assertivas”, afirma a professora.