Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Inovação

Programa Vale do Pinhão é destaque no Smart City em Barcelona

16/11/2017 16:18:00

O programa Vale do Pinhão e a cidade de Curitiba foram apresentados no começo da tarde desta quinta-feira (16/11) no Smart City Expo World Congress Barcelona, maior evento de cidades inteligentes do mundo. Em 2018 Curitiba será sede do congresso, que será realizado pela primeira vez no Brasil.  

Representando o prefeito Rafael Greca e a cidade de Curitiba, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, falou sobre o Vale do Pinhão, programa de fomento ao ecossistema de inovação que está sendo executado em Curitiba.

Frederico ressaltou os diversos reconhecimentos locais e internacionais que a cidade recebeu nas últimas décadas como referência no planejamento urbano, preservação ambiental e soluções urbanas inovadoras. Sobre o Vale do Pinhão, Frederico explicou sobre os três pilares do programa: Inovação na prefeitura, internacionalização e crescimento, e as 22 ações que derivam desses pilares.

Uma das ações já em execução é o coworking público municipal Worktiba, projeto idealizado pelo prefeito Rafael Greca que abriu a primeira unidade em março, reaproveitando um espaço, móveis e equipamentos subtilizados no Parque Barigui para capacitar e fomentar 25 empreendedores para que desenvolvam projetos sociais na cidade.

A segunda unidade do coworking público Worktiba já está em fase de construção, e numa parceria da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, terá como foco fomentar os produtores culturais e da economia criativa, requalificando um espaço compartilhado do histórico Casarão dos Estudantes, no centro histórico de Curitiba.  

Soluções inovadoras
Outras questões apresentadas para os mais de 700 prefeitos, autoridades e congressistas de todo o mundo presentes no Smart City Expo Barcelona, foram sobre o trabalho de revisão da legislação para testar soluções inovadoras em Curitiba e com isso chancelar novas ações e o investimento em novas energias, como a solar e o aproveitamento nos ônibus elétricos já existentes na cidade.

Também foram apresentadas ações segmentadas de fomento para cada ramo de startup com o programa "Curitiba, cidade das startups"; ampliação dos serviços e requalificação dos faróis do saber e ruas da cidadania, com espaços de construção e desenvolvimento tecnológico. Na área da saúde, destaque para o aplicativo Saúde Já, que reduziu as filas para o pré-atendimento médico nas unidades de saúde; o Robô Laura, sistema implementado na rede pública municipal que reduz os casos de morte por sepse; a startup curitibana HiLab, que otimiza o sistema e o prazo para resultados de exame de sangue e por fim o movimento Reação Urbana, que une instituições e a comunidade para apresentar uma proposta de reabilitação urbana para as regiões do Vale do Pinhão.  

Smart City Expo World Congress 
Realizado desde de 2011 pelo FIRA Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha, o evento se consolidou como o mais importante encontro de autoridades municipais para debater o desenvolvimento das cidades. A edição deste ano reuniu representantes de 700 cidades de todo o mundo e mais de 400 especialistas.  

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484