Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Orientação

Programa #Tamojunto reforça prevenção às drogas nas escolas

05/04/2017 15:13:00

A Prefeitura de Curitiba aderiu ao Programa #TamoJunto do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde. Professores da rede municipal de ensino, profissionais da rede pública de Saúde de Curitiba, da Fundação de Ação Social e da Defesa Social vão participar do programa, que será desenvolvido nas escolas municipais, com ações de prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras drogas entre adolescentes.

Na primeira etapa, os profissionais das secretarias e os professores do 8º ano do ensino fundamental recebem formação para desenvolver nos estudantes  habilidades e recursos para lidar com influências sociais, além de conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. Após as formações, os profissionais promovem discussões entre os estudantes, utilizando linguagem descontraída e acessível para abordar  assuntos diversos e situações de estresse que podem levar adolescentes a usarem drogas. 

“O programa fortalece diversos fatores de proteção, como bem-estar psicológico e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos”, explica a coordenadora dos programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Carolina Schlotag.

 O programa atende aproximadamente mil estudantes de 11 escolas da rede municipal de ensino, com a oferta de conteúdos para conscientizar as crianças e adolescentes. “A cada semana é tratado um tema diferente. Entre as questões já abordadas estão: identidade do adolescente; drogas e seus fatores de risco e proteção; crenças, normas e informações sobre drogas; escolhas – álcool, risco e proteção; cigarro – informe-se; estratégias de enfrentamento ao uso de drogas; solução de problemas e tomada de decisões”, diz a coordenadora do projeto na Secretaria Municipal da Educação, Alessandra Chaves.

 As reuniões do #Tamojunto também são feitas com as famílias dos alunos em encontros direcionados aos pais, planejados e coordenados pelos profissionais da saúde, educação, ação social e defesa social do território da escola participante do programa. Nesta fase, a participação dos responsáveis pelos estudantes é fundamental. “O programa consolida as ações de políticas públicas para a prevenção ao uso de drogas no município de Curitiba com o objetivo de ressaltar a importância de promover e construir projetos de vida com crianças e adolescentes por meio de escolhas assertivas.”, declarou o diretor de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria da Defesa Social, Elcio Fuscolim.

 O #Tamojunto baseia-se em uma metodologia elaborada por pesquisadores europeus, chamada Unplugged, foi testada no Brasil em 2013 e começou a ser aplicada em Curitiba em 2014. Agora, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde trabalham na expansão do programa para as cinco regiões do País.

Crianças menores – A ação intersetorial das secretarias também permite a implantação do Programa Elos em unidades da rede. Voltado para crianças de 6 a 9 anos matriculadas no 1° e 2º anos do ensino fundamental, o programa tem como objetivo contribuir para a produção de um ambiente harmônico, que estimule a troca e a cooperação entre estudante e professor, favorecendo o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais.

Diferente do projeto feito com as crianças maiores, neste caso, o conteúdo é trabalhado numa proposta lúdica na qual as crianças trabalham em equipe e desenvolvem a autoestima, numa ação de fortalecimento emocional do indivíduo.

O Programa Elos será colocado em prática nas escolas do início de maio até o fim do ano letivo. Os resultados alcançados no município serão avaliados pelo Ministério da Saúde, coordenadores pedagógicos e professores, além de encontros com as famílias dos estudantes ao longo do ano.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484