Programa Nós e o Meio Ambiente ensina a calcular a pegada individual de carbono

25/11/2015 11:12:00

Com a oficina “Calculando a Pegada de Carbono”, a Prefeitura de Curitiba promove, nesta quinta-feira (26), mais uma etapa do Programa de Conscientização Ambiental “Nós e o Meio Ambiente!”. A oficina será realizada na Cinemateca de Curitiba, das 14h às 18h, e terá como objetivos apresentar os componentes que entram no cálculo da pegada de carbono e ensinar como cada cidadão pode fazer as contas e medir seu impacto no meio ambiente. Também vai mostrar que, com ações muito simples, é possível reduzir esse impacto e cuidar melhor da natureza.

A oficina será orientada pelos engenheiros ambientais Felipe Maia Ehmke e Karin Carstens Gomes e pela engenheira cartográfica Luana Sloboda, todos dos quadros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A iniciativa é resultado de um projeto desenvolvido pela equipe, a partir de um inventário das fontes de emissões de gases de efeito estufa, feito no próprio órgão, para verificar práticas com impactos negativos e identificar formas para promover as mudanças necessárias de comportamento.

A experiência resultou em um plano para reduzir as emissões de efeito estufa geradas pelas atividades realizadas no Instituto, com ações aplicáveis em ambientes corporativos e particulares.

As inscrições para a oficina “Calculando a Pegada de Carbono”, podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail competências@fcc.curitiba.pr.gov.br. As vagas são limitadas a 50 pessoas.

Projeto

Lançado em maio de 2013, o programa Nós e o Meio Ambiente oferece espaço para debate e reflexão sobre as interferências humanas no planeta.  “É mais um esforço do Município para sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental”, explica Márcia Skiba, idealizadora e coordenadora do programa.

As atividades são desenvolvidas sem custos para a Prefeitura, uma vez que os palestrantes convidados atuam de forma voluntária, movidos pela vontade de partilhar conhecimentos e somar esforços em iniciativas que possam fortalecer a consciência ambiental da população.

O programa acontece em formato de módulos organizados em diferentes equipamentos da Prefeitura e inclui palestras, aulas práticas, visitas orientadas a locais onde se desenvolvem ações para preservação ambiental, e exibição de filmes e documentários. Entre os temas tratados estão lixo, reciclagem, mudanças climáticas, sustentabilidade, agricultura orgânica, horta urbana, construções sustentáveis, alimentação saudável e outros.

“Nós e o Meio Ambiente” é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Conta com o apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura - ICAC e do Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP.

A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Carlos Cavalcanti, 1174, no bairro São Francisco.